Ações voltadas a pessoas em situação de rua são intensificadas em Bragança Paulista

0
Foto: SECOM
Publicidade

A Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Ação e Desenvolvimento Social (SEMADS), está intensificando as ações voltadas ao atendimento das pessoas em situação de rua. Além do trabalho diário, as equipes do Centro Pop estão realizando a abordagem em locais específicos do município.

Na última terça-feira, dia 05/03, foi realizada abordagem na Avenida Santa Isabel, no Lavapés (Praça da Bíblia e pista de skate), na Praça do Matadouro, na quadra de bocha da Vila Garcia e no Bosque Ciro Berlink. A primeira ação ocorreu com apoio da Secretaria Municipal de Serviços e da Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Civil, por meio da Guarda Civil Municipal. Foram abordadas 17 pessoas, que receberam orientação e foram encaminhadas aos serviços oferecidos pela SEMADS.

As equipes do Centro Pop estiveram na quarta-feira, dia 06/03, em abordagens por diversos pontos do município, com apoio da Guarda Civil Municipal, e orientaram 67 pessoas.

Na quinta-feira, dia 07/03, a ação, com apoio da Secretaria Municipal de Serviços e da Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Civil por meio da Guarda Civil Municipal, aconteceu no Lavapés (Praça da Bíblia e ponte), na Praça do Matadouro, no Bosque Ciro Berlink, na quadra de bocha do Jardim Recreio, na quadra de bocha da Vila Garcia e na pista de skate do Ginásio Rubens Batazza. Ao todo, 12 pessoas foram abordadas e orientadas.

Além das ações específicas, que ocorrerão ao menos duas vezes por semana, as equipes do Centro Pop continuam com o trabalho diário de abordagem. São ofertados os serviços sociais e de saúde do município, além de apoio para os que querem voltar para a família.

REDE DE AMPARO

A Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria de Ação e Desenvolvimento Social, disponibiliza uma rede de amparo para a população em situação de rua.

O Centro Pop fica na Av. dos Imigrantes, nº 6.929, e o horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h. O espaço oferece às pessoas em situação de rua o acesso à alimentação, espaço para higiene pessoal, encaminhamento para outras políticas públicas quando for o caso, fortalecimento da autonomia, protagonismo e participação social, guarda de pertences, lavanderia e regularização de documentos pessoais.

Enquanto o Centro Pop oferece serviços durante o horário comercial, o Albergue Municipal funciona 24 horas por dia, acolhendo as pessoas em situação de rua. São ao todo 20 vagas.

Os acolhidos têm acesso a refeições, atendimento psicossocial e higiene pessoal. Também é desenvolvido projeto para que as pessoas consigam emprego e um lugar para morar. Os acolhidos são encaminhados ao PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), incentivados a voltar a estudar e a mudarem de vida. O Albergue Municipal fica na Rua Vicente Sabella, 860 – Darcilândia.