Considerada uma das maiores provas de downhilll urbano do mundo, a “Descida das Escadas de Santos” retorna com nova edição em 2024, após ficar 4 anos sem promover nenhum evento.
Em sua 18ª edição, a prova mais temida da modalidade no Brasil, regressa em Santos, município paulista, entre os dias 8 e 10 de março, já contando com a participação de 100 dos melhores atletas brasileiros e estrangeiros da modalidade, incluindo quatro representantes de Bragança Paulista.
Com início às 14h, a prova acontecerá na pista do Morro do Pacheco, em Santos/SP, com percurso total de 650m de escadas e obstáculos de madeiras, sendo que os competidores percorrerão tudo isso em uma inclinação de ponta cabeça.
Nesta competição teremos 4 bragantinos representando o município, sendo eles: Bruno, Nicolas, José Ambrósio e Júlio Giani.
Bruno é um dos atletas com maior experiência em número de títulos neste evento, já que participou de uma das edições desse campeonato em 2006, quando ainda disputava pela categoria Jr.
O atleta acumula em sua carreira, 3 vitórias e 2 vices nas categorias que passou, sendo destaque em 2013 por ter finalizado a prova com o 7° melhor tempo geral de domingo, sendo o 3° melhor brasileiro do evento: “Estou bastante confiante esse ano, minha bike está muito bem regulada e com várias peças reservas, coisa que eu não tive nos outros anos, porém sinto que a maior dificuldade dessa edição será o calor, já que nas vielas a circulação do ar diminui muito”, afirmou o nosso campeão.
No primeiro dia, 8 de março, serão realizados os treinos livres, onde os atletas terão a oportunidade de conhecer o percurso a pé e depois seguirão com um treino de duas descidas. No dia seguinte, o canal da SportTV transmitirá as provas por categorias, realizando a cobertura completa tanto da participação dos atletas nas provas, quanto da premiação final.
Já no domingo (10), último dia, os 12 melhores atletas das provas disputadas no sábado (9) passarão para uma nova fase, a fim de disputar a etapa final, que contará com mais de 20 mil pessoas acompanhando ao vivo, além de ser replicada a exibição das provas para mais de 140 países, através da Rede Globo Internacional.