Por Vinicios Oliveira
O Red Bull Bragantino tem nesta terça-feira (27) seu primeiro jogo decisivo de 2024. Às 21h30, no Nabizão, o Massa Bruta recebe o Águilas Doradas (COL) pela partida de volta da segunda fase de Conmebol Libertadores.
Apenas a vitória interessa ao Braga para avançar na maior competição de clubes do continente. Após ficar no 0 a 0 na cidade de Medellín (COL), na última terça-feira (20), outro empate levará a decisão da vaga para os pênaltis. Pronto para o desafio, o lateral Juninho Capixaba pede o apoio da torcida bragantina para garantir a vaga nos 90 minutos.
“Acredito que o time se comportou muito bem (no primeiro jogo). Se a gente aproveitar as oportunidades que tivermos, com o apoio da nossa torcida, com certeza vamos nos classificar. Ela é o nosso 12º jogador. Quando eles (torcedores) estão presentes no estádio incentivam o tempo inteiro. Isso será força para que a gente chegue no jogo e dê o nosso melhor para sair classificado”, compartilhou Juninho.
Além de enfrentar o Águilas Doradas, o Massa Bruta já duelou com times colombianos em duas oportunidades. Em 1996, o Braga enfrentou o Independiente Santa Fé pelas quartas de final da extinta Copa Conmebol. Derrota por 1 a 0 na Colômbia e empate em 0 a 0 em Bragança Paulista eliminaram o time bragantino.
Em 2021, o Red Bull Bragantino jogou com o Tolima pela fase de grupos da Copa Sul-Americana. No primeiro turno, vitória por 2 a 1 no Nabizão com gols de Castrillón (contra) e Ytalo. No returno, vitória pelo mesmo placar com gols de Ytalo e Lucas Evangelista, em partida realizada na Venezuela por conta da pandemia de COVID-19.
Esta é a segunda participação do Massa Bruta na Conmebol Libertadores. A primeira foi em 2022 e o Braga foi eliminado na fase de grupos com 5 pontos na quarta posição do Grupo C. Confira os placares da campanha:
Red Bull Bragantino 2 x 0 Nacional (URU)
Velez Sarsfield (ARG) 2 x 2 Red Bull Bragantino
Estudiantes (ARG) 2 x 0 Red Bull Bragantino
Red Bull Bragantino 1 x 1 Velez Sarsfield (ARG)
Red Bull Bragantino 0 x 1 Estudiantes (ARG)
Nacional (URU) 3 x 0 Red Bull Bragantino