O prazo de inscrições dos concursos públicos para as 2.700 vagas da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PM), foi prorrogado até o dia 20 de dezembro. Os editais estão publicados no site da Vunesp, organizadora do concurso.
O cargo, com remuneração básica inicial de R$ 4.852, exige ensino médio completo, idade mínima de 17 e máxima de 30 anos e altura mínima (1m55 para mulheres e 1m60 para homens), entre outros requisitos. A taxa de inscrição é de R$ 85.
A aplicação da prova está prevista para 4 de fevereiro de 2024, domingo, em 51 cidades de todas as regiões do País, sendo 37 no Estado de São Paulo: Andradina, Araçatuba, Araraquara, Avaré, Bauru, Bragança Paulista, Campinas, Caraguatatuba, Catanduva, Cotia, Dracena, Franca, Franco da Rocha, Guarulhos, Itapetininga, Jundiaí, Marília, Mogi das Cruzes, Mongaguá, Osasco, Ourinhos, Piracicaba, Pirassununga, Praia Grande, Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Registro, Ribeirão Preto, Rio Claro, Santos, São Bernardo do Campo, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba, Taubaté e Votuporanga.
Os exames serão compostos por uma redação e 60 questões de múltipla escola das disciplinas de Língua Portuguesa e Interpretação de Texto (20 questões), Matemática (15), Conhecimentos Gerais (15), Noções Básicas de Informática (5) e Noções de Administração Pública (5).
A íntegra do edital está disponível nas páginas 204 a 208 do caderno Executivo – Seção III, na parte de Concursos Públicos do Diário Oficial.
Terceiro concurso
Este é o terceiro concurso público com vagas para reforçar o efetivo da Polícia Militar da atual gestão. Em maio e junho foram abertos dois concursos, com 2.700 vagas para soldados 2ª classe e 200 vagas para alunos-oficiais.
Além disso, em outubro foram autorizadas mais 200 vagas de alunos-oficiais para um novo edital.