Bragança Paulista cria canal de abordagem para moradores em situação de rua

0
Publicidade

A Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Ação e Desenvolvimento Social (SEMADS), criou um canal de abordagem para moradores em situação de rua, acessível através do número 153 da Guarda Civil Municipal. Se você avistar alguém nessa condição, utilize este canal e contribua para o auxílio a essas pessoas.

Após o contato, que será atendido pela GCM, serão providenciados serviços assistenciais pela Prefeitura, incluindo:

O Centro Pop, que oferece suporte e apoio especializado às pessoas em situação de rua, como encaminhamentos para acesso ao trabalho, cuidados com a saúde, providência de documentos civis, além de café da manhã, banho e higiene pessoal.

Os CRAS, que oferecem suporte, apoio e orientação às famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade, garante os benefícios eventuais (como auxílios alimento, natalidade e funeral) a quem necessitar além de providenciar encaminhamentos para acessar serviços e direitos. Os CRAS concedem os Benefícios Eventuais, de acordo com a Lei Municipal n° 4525 de 16 de junho de 2016.

A Abordagem Social, cujos profissionais saem às ruas para orientar as pessoas a buscarem os serviços da Prefeitura e identificar quem são. Para aqueles de outras cidades, a equipe entra em contato com seus familiares e fornece passagens de ônibus para o retorno à cidade de origem.

O Albergue Municipal, que oferta acolhimento/pernoite às pessoas em situação de rua, além de alimentação, higiene pessoal e acompanhamento da equipe psicossocial para construção de novos projetos de vida, através de parceria com a comunidade e demais serviços públicos garante aos assistidos novas vivências e oportunidades para superação.

O CAPS-AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas) “Dr. Francisco de Assis Leme,” que lida com questões relacionadas ao álcool e às drogas, proporcionando tratamento ambulatorial ou acolhimento, conforme indicado pela equipe multiprofissional. O acolhimento em comunidade terapêutica conveniada é oferecido para decisões voluntárias, e a internação em clínica conveniada para casos involuntários.

O PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), que presta serviços de encaminhamento para oportunidades de emprego.

A Prefeitura reforça seu compromisso de intensificar as abordagens sociais nos próximos dias, especialmente em semáforos e locais onde moradores em situação de rua são encontrados, com o objetivo de direcioná-los aos serviços assistenciais disponíveis.

Vale lembrar a todos que o melhor apoio que se pode oferecer não é a esmola, mas sim o acesso aos serviços assistenciais que podem verdadeiramente ajudar essas pessoas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here