Durante o período de funcionamento da Companhia Rede Telephonica Bragantina (CRTB), milhares de vozes ecoaram pelo Brasil graças ao trabalho das telefonistas. E para abordar as histórias e lembranças dessa época, a Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, realiza no dia 22 de setembro, às 14h, no Museu do Telefone, o evento “Café com Memórias”.
Com a presença de telefonistas de diversas gerações, a iniciativa permitirá que o Museu do Telefone acompanhe a trajetória de testemunhas oculares de um processo cultural e de suas transformações ao longo da história, instrumentalizando o registro da história oral sobre o papel da profissão na sociedade bragantina, paulista e brasileira, abordando o ser humano como a figura central e geradora de nossa cultura.
Com o tema “Memórias e Democracia”, a atividade integra a programação gratuita da 17ª Primavera dos Museus, uma iniciativa promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que ocorre anualmente durante o início da estação da primavera, envolvendo museus e instituições culturais em todo o Brasil. Essa temporada cultural busca estimular a participação do público nas atividades promovidas pelos museus e criar espaços de reflexão e diálogo sobre temas relevantes da sociedade contemporânea.
Sobre o museu
Inaugurado em 28 de outubro de 1976 pela Telecomunicações de São Paulo (TELESP), o Museu do Telefone é o primeiro do gênero no Brasil. São cerca de 100 peças, todas em perfeito estado de conservação que foram doadas pela fundação telefônica, mantendo viva a cultura material e possibilitando uma retrospectiva pela história da telecomunicação mundial.
O equipamento cultural expõe desde os primeiros datados de 1877 aos mais recentes aparelhos que transmitem, além da voz, a imagem das pessoas, cópias de documentos, entre outras funcionalidades.