Bragança Paulista integra Mapa do Turismo Brasileiro 2023

0
Foto: SECOM
Publicidade

Bragança Paulista comemora mais uma conquista para o setor turístico. O Ministério do Turismo, por meio do Programa de Regionalização do Turismo e dos Interlocutores Estaduais do PRT, certificou nesta segunda-feira (24) a integração da “Cidade Poesia” e “Capital Nacional da Linguiça Artesanal” no Mapa do Turismo Brasileiro.

O mapa é um mecanismo que orienta a formulação de políticas públicas para cidades com vocação turística, identificando as necessidades de investimentos e de ações para a promoção da área, assim como a destinação de recursos do Ministério do Turismo para obras de infraestrutura e oferta de cursos de qualificação profissional.

Neste ano, a ferramenta registrou a atualização de 2.544 municípios e 338 regiões turísticas que possuem vocação ou que são impactados pelo setor de viagens no país. A avaliação do MTur leva em conta o desempenho da economia no turismo local a partir das seguintes variáveis: quantidade de estabelecimentos e empregos no setor de hospedagem, quantidade de visitantes domésticos e internacionais, e arrecadação de impostos federais a partir dos meios de hospedagem.

Também são analisados a quantidade de prestadores de serviços turísticos registrados no Cadastur, a existência do Plano Municipal de Turismo e atividades de planejamento e governança da Prefeitura voltadas ao turismo.

Além disso, a Ministra de Estado do Turismo, Daniela Carneiro, e o Secretário Nacional de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade no Turismo, Marcelo Lima Costa, por meio do Programa de Regionalização do Turismo e de seus Interlocutores Estaduais, reconheceram o Conselho Municipal de Turismo de Bragança Paulista (COMTUR), registrado no Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro.

Nos últimos anos, o setor turístico em Bragança Paulista cresceu significativamente em razão dos inúmeros investimentos executados de norte a sul da cidade. Toda infraestrutura turística foi reestruturada, desde áreas criadas originalmente para a exploração turística, como museus e parques, a instalações pré-existentes ou construídas para o desenvolvimento local que beneficiam o turismo, como estradas e sinalização.

O mapa está disponível no site http://www.mapa.turismo.gov.br.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here