No próximo dia 28 de julho, será celebrado pela Prefeitura de Bragança Paulista, por meio das Secretarias de Desenvolvimento dos Agronegócios e do Meio Ambiente, o Dia do Campo Limpo, que integra o Calendário Nacional desde 2008 e foi criado pelo inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias).
Das 8h às 14h, no recinto do Parque de Exposições Dr. Fernando Costa (Posto de Monta), será realizado o recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos, embalagens flexíveis ensacadas separadamente, embalagens rígidas (as tampas devem ser separadas e as embalagens devem passar por tríplice lavagem e ter o fundo perfurado), eletrônicos fora de uso, pilhas e baterias usadas, lâmpadas incandescentes, mistas, fluorescentes, tubulares e compactas, além de itens volumosos fora de uso (móveis, eletrodomésticos, colchões e outros).
O objetivo da ação é reconhecer a participação dos diferentes agentes – agricultores, canais de revenda e cooperativas, indústria fabricante e poder público – na logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas no Brasil e celebrar os resultados alcançados com a atuação conjunta.
A data reforça a conscientização da comunidade, estimulando a reflexão sobre a importância da conservação do meio ambiente e o papel que cada um pode desempenhar neste esforço que movimenta os elos da cadeia produtiva rural (agricultores, fabricantes de defensivos agrícolas e canais de distribuição, com apoio do poder público) para a destinação correta de embalagens vazias de defensivos agrícolas (agrotóxicos), entre outros.
A responsabilidade é compartilhada com toda a comunidade para evitar impactos ambientais. As embalagens de insumos, como defensivos agrícolas (agrotóxicos), geralmente são de plástico, e não podem ser descartadas em qualquer local, nem mesmo ser queimadas.
Quando as embalagens são abandonadas no ambiente ou descartadas inadequadamente, podem contaminar o solo, as águas superficiais e os lençóis freáticos. Há ainda o problema da reutilização sem critério das embalagens, que coloca em risco a saúde de animais e das pessoas.
Cerca de 95% do material recebido pelo sistema pode retornar ao ciclo produtivo como matéria-prima de outros produtos. Isso corresponde ao percentual médio de embalagens recicláveis: embalagens plásticas laváveis que foram corretamente lavadas após a utilização no campo, as de papelão e as metálicas. As embalagens não laváveis (cerca de 5% do total comercializado) e aquelas que não foram devidamente lavadas pelos agricultores são encaminhadas para incineradores credenciados.
Mais informações sobre o Dia do Campo Limpo podem ser obtidas pelo telefone da Secretaria Municipal de Desenvolvimento dos Agronegócios, (11) 4035-7670 ou (11) 4035-1971.