Um dos maiores prejuízos advindos da erosão é o assoreamento das áreas ambientais para onde esses sedimentos são dirigidos. A Prefeitura de Bragança Paulista, visando o combate às erosões, vem adotando medidas diagnosticadas na elaboração do Plano de Erosão.
Dentre as ações, destacam-se as adequações em estradas não pavimentadas rurais, por meio de sua manutenção e melhoria da drenagem de águas pluviais; adoção de medidas de conservação do solo com isolamento, estabilização e recuperação de áreas afetadas por erosões do tipo ravina e voçoroca; e ações de prevenção do agravamento de processos erosivos, como no caso das ações de recuperação e conservação do solo localizado próximo à Avenida Atílio Menin, estrada rural do Bairro dos Agudos, estrada e travessia do bairro Atibaianos, Avenida Juscelino Kubistschek, Avenida dos Imigrantes, Avenida Coronel Daniel Peluso, e a Rua Aquiles Bianchi.
Ocorreram as ações de recuperação da mata ciliar dos recursos hídricos, por meio de reflorestamento de Áreas de Preservação Permanente (APP’s) do município de Bragança Paulista que vem sendo implementadas por intermédio do programa de recuperação de nascentes. Vale ressaltar também que no ano de 2022, a Prefeitura Municipal de Bragança Paulista, por intermédio da SMMA conseguiu recursos do Programa Refloresta – SP para a implantação de ações previstas do Plano Municipal da Mata Atlântica e do Cerrado
As ações, além de beneficiar o Meio Ambiente e toda a população, colaboram para a pontuação do Programa Município VerdeAzul. No ranking de 2022, Bragança Paulista conquistou o 1º lugar com nota 97,52. O Certificado Município VerdeAzul reconhece a boa gestão ambiental municipal e garante à prefeitura premiada preferência na captação de recursos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (FECOP).