A Prefeitura de Bragança Paulista já iniciou as obras de acessibilidade das calçadas da Avenida Antônio Pires Pimentel, que fazem parte do Programa Caminho Suave. Pelo programa, haverá a recuperação e manutenção de calçadas com o objetivo de estabelecer padrões de qualidade e acessibilidade.
Nesta semana, foram iniciados os trabalhos entre a Rotatória São Francisco e a Prefeitura.
O nome do programa faz uma homenagem à Cartilha Caminho Suave, idealizada e criada pela educadora Branca Alves de Lima, em 1948, com o intuito de suavizar e facilitar o caminho de crianças e adultos no mundo das letras. Do mesmo modo, o programa de recuperação de calçadas da Prefeitura de Bragança Paulista visa suavizar e facilitar a caminhada de todos pelas principais ruas da cidade.
A implantação do Caminho Suave na Avenida Antônio Pires Pimentel contemplará a instalação de piso podotátil, alerta ou direcional, em ladrilho hidráulico. Serão executados rebaixamentos de guia, onde forem necessários, para permitir o acesso por meio de rampas ao passeio público. São cerca de 5.000 metros lineares de calçada.
Para o trabalho na avenida foi realizada licitação (Tomada de Preços nº 003/2023) e a vencedora foi a Distak Construção e Reformas Eireli.
Com o Caminho Suave na Pires Pimentel, a pessoa poderá iniciar sua caminhada na Rotatória São Francisco e seguir com tranquilidade e segurança até o Lavapés.
As Secretarias de Mobilidade Urbana e de Obras realizaram um minucioso levantamento técnico para definir as ações as serem implementadas pelo município e também aquelas que serão de responsabilidade dos proprietários dos imóveis com frente para a via, os quais serão notificados para as devidas providências. A Administração pede ainda a colaboração dos proprietários para que realizem as melhorias nas calçadas que são de suas responsabilidades.