A partir desta quarta-feira (10), todas as pessoas que têm diagnóstico de Lúpus poderão solicitar a Carteira de Identificação em Bragança Paulista.
A data chama a atenção para o impacto que o lúpus tem sobre as pessoas, com foco para melhorar os serviços de saúde para o paciente, aumentar a pesquisa sobre as causas e sua cura, diagnosticar e tratar precocemente a doença, melhorar dados epidemiológicos em nível global e obter mais recursos para acabar com o sofrimento causado por essa doença que atinge mais de 5 milhões de pessoas.
Aos que desejam ter a Carteira de Identificação da Pessoa com Lúpus, é necessário procurar o Serviço Social da Secretaria de Saúde, com os seguintes documentos:
- Foto 3×4;
- Cópia do Cartão SUS;
- Cópia dos documentos pessoais;
- Cópia do comprovante de residência;
- Cópia do Diagnóstico Médico.
Durante o mês, todas as Unidades de Saúde realizarão ações de conscientização sobre a doença. Para o tratamento, as Unidades de Saúde disponibilizam os medicamentos adequados e protetor solar.
A medicina e a ciência ainda não encontraram uma cura para Lúpus, no entanto o prognóstico, ou seja, o tratamento paliativo, quando aplicado de forma adequada, pode controlar e até fazer desaparecer os sintomas da doença. Por isso, com o acompanhamento e tratamento corretos, ambos oferecidos de forma integral e gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS), é possível levar uma vida normal.