A Câmara Municipal de Bragança Paulista aprovou, em 2º turno, o Pelom (projeto de emenda à Lei Orgânica do Município) 3/2022, na 13ª Sessão Ordinária do ano, realizada nesta terça-feira (2/5). O texto, de autoria do prefeito Municipal de Bragança Paulista, Amauri Sodré da Silva, permite a contratação por tempo determinado de professores substitutos por até dois anos. Anteriormente a Lei Orgânica do Município permitia contratação por seis meses. O projeto segue para a sanção do prefeito.
A aprovação do Pelom contou com 13 votos favoráveis (Camila Marino da Saúde, Fabiana Alessandri, Fábio Nascimento, José Gabriel, Jocimar Scotti, Juninho Boi, Marcos Roberto, Missionária Pokaia, Natanael Ananias, Sidiney Guedes, Rita Leme e Tião do Fórum) e quatro contrários (Claudio Coxinha, Marco Antônio Marcolino, Ismael Brasilino e Quique Brown). Os vereadores Marco Leitão e Miguel Lopes, por motivo de saúde, não compareceram.
Os vereadores concluíram as votações da ordem do dia com a aprovação do projeto de lei 26/2023, de autoria do vereador Ismael Brasilino, que institui o Plano Municipal de Prevenção a Atentados Violentos Praticados na Dependência de Escolas Municipais e foi votado em regime de urgência. Com a aprovação por unanimidade, o PL 26/23 segue para sanção do prefeito e estabelece diretrizes como capacitação para identificação de ameaças, palestras com especialistas em segurança escolar, cartilhas educativas, monitoramento e canal de comunicação entre as forças de segurança do município.
Na Tribuna Livre o capitão João Daniel Franco Delgado, comandante da 1ª Companhia do 34º BPMI (Batalhão da Polícia Militar do Interior), falou sobre as ações da Polícia Militar em Bragança Paulista, a convite do vereador Juninho Boi. “Fui procurado pelo vereador Juninho Boi, que nos questionou quais mudanças seriam adotadas diante da insegurança que pairava no ambiente escolar. Este assunto foi discutido na reunião realizada pelo Gabinete de Gestão Integrada, em que participaram dirigentes de ensino, agentes de segurança, funcionários e cidadãos que fazem parte da comunidade escolar, em que traçamos uma série de medidas preventivas que foram adotadas, como a intensificação do patrulhamento, mas o principal entendimento foi a importância da atenção das famílias para ensinar a importância do respeito ao próximo”, pontuou.
A segunda participação na tribuna foi da vice-diretora da Escola Municipal Abner Antônio Sperandio, Rosemeire Silva de Almeida, que falou sobre o evento “Semana da Família”, a convite da vereadora Camila Marino da Saúde. “A escola sempre trabalhou o tema família, mas sentimos a necessidade de trabalhar a valorização da família na vida dos nossos alunos, na construção da identidade de uma pessoa, no desenvolvimento afetivo e cognitivo, com o objetivo de propiciar às crianças a reflexão da própria estrutura familiar e o entendimento, respeito e interesse pelos diferentes grupos familiares”, destacou.
A Câmara Municipal de Bragança Paulista realiza a 14ª Sessão Ordinária do ano na próxima terça-feira (9/5), às 14h, no Plenário da Casa. A sessão pode ser acompanhada presencialmente ou pelo site da Câmara (www.camarabp.sp.gov.br), no canal do Youtube (www.youtube.com/camarabraganca), e na página do Facebook (www.facebook.com/camarabragancapaulista), além do canal da TV Alesp, na operadora NET.