O último sábado (01), foi de mobilização para cadastro de doadores em Bragança Paulista. A ação contou com a iniciativa do coordenador da campanha de cadastro de doadores de medula óssea Marinho Faralhi, da Vereadora Rita Leme, Centro de Hematologia e Hemoterapia – Hemocentro da Unicamp e apoio da Secretaria Municipal de Saúde, Tiro de Guerra 02-009, das escolas Técnicas Nova Biotec e Madre Paulina, Padre Marcelo (Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Sé Catedral) e voluntários.
De acordo com o Coordenador Marinho Faralhi, 350 pessoas estiveram presentes. Destas, 80 tiveram a efetivação do cadastro, sendo 50 voluntários e 30 Atiradores do Tiro de Guerra 02-009. “É a segunda vez que realizamos a campanha no município, a primeira foi em 2019. Tudo ocorreu bem, foi um sucesso”, disse o Coordenador da ação.
“Através do Projeto de Lei 37/2018 que elaborei e foi aprovado por unanimidade na Câmara Municipal de Bragança Paulista, foi instituída a Semana de Incentivo à Doação de Órgãos, Tecidos e Medula Óssea. No último sábado foi realizada esta campanha com cadastro de jovem, bem como muitas pessoas foram para recadastramento”, falou a Vereadora Rita Leme.
Segundo o Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea – REDOME, o Brasil possui o cadastro de 5.596.633 pessoas, sendo 650 a média de pacientes em busca de doador não aparentado.
Para ajudar e fazer parte do cadastro é preciso ter entre 18 a 35 anos, estar em bom estado geral de saúde e não ter doença infecciosa transmissível pelo sangue e procurar o hemocentro mais próximo.