Eleição do Conselho Tutelar será com uso de urnas eletrônicas em Bragança Paulista

0
Foto: Marcelo Camargo
Publicidade

Bragança Paulista será uma das poucas cidades a utilizar a urna eletrônica na eleição do Conselho Tutelar este ano. A informação foi passada pelo Promotor da Infância e Juventude, Dr. Ricardo Zampieri, em reunião virtual com a Secretária de Ação e Desenvolvimento Social (SEMADS), Harumi Kawagoe e com a Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Simone Aparecida Pinheiro de Souza Bueno.

De acordo com o Promotor, o TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) e o Ministério Público realizaram reunião para alinhar a cessão de urnas eletrônicas para a eleição do Conselho Tutelar este ano em alguns municípios paulistas. Bragança Paulista está entre as poucas cidades escolhidas.

“O TRE-SP emprestará às urnas em forma de comodato e ficamos felizes ao saber que poderemos usar o sistema eletrônico na eleição do Conselho Tutelar em outubro. É um avanço para nós”, destacou a Secretária de Ação e Desenvolvimento Social, Harumi Kawagoe, após a reunião.

O Promotor Dr. Ricardo Zampieri ressaltou que na última eleição do Conselho Tutelar apenas a cidade de São Paulo usou urnas eletrônicas. Agora, Bragança Paulista entra na lista dos seletos municípios a utilizar o sistema. “É uma evolução, já que a eleição do Conselho Tutelar era com cédulas de papel. Todo o processo de votação será mais seguro e prático”.

O TRE-SP exige que todos os eleitores que queiram votar na escolha dos novos conselheiros tutelares tenham domicílio eleitoral em Bragança Paulista. A transferência pode ser feita até 30 de junho de 2023.

“A eleição dos candidatos a conselheiros tutelares no dia 01/10 é a efetivação de um trabalho que começou em fevereiro, desde a elaboração do edital até a posse em 10/01/2024. O CMDCA, o Executivo e o Ministério Público formam um tripé para o sucesso deste processo”, ressaltou a presidente do CMDCA, Simone Bueno.

A eleição do Conselho Tutelar será no dia 01 de outubro, conforme calendário nacional. Esta eleição é de responsabilidade da Prefeitura de Bragança Paulista e do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes, sob a fiscalização do Promotor da Vara da Infância e Juventude.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here