Anatel libera instalação do 5G em Bragança Paulista

Decisão permite que operadoras solicitem a implantação da infraestrutura da quinta geração de rede móvel no município, o que promete sinal mais rápido e estável.

0
Publicidade

O município de Bragança Paulista vai ter a instalação da estrutura do 5G liberada a partir da próxima segunda-feira (27). A nova tecnologia promete velocidade maior para baixar e enviar arquivos, além de conexão mais estável.

A medida foi aprovada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para antecipar a liberação da faixa 3,5 Ghz. O município tinha como previsão de chegada do sinal somente em julho de 2026.

O cronograma da Anatel prevê que uma lista de cidades com mais de 100 mil habitantes receba a tecnologia até junho de 2024. Na região, Atibaia, Bom Jesus dos Perdões, Joanópolis, Nazaré Paulista e Piracaia estão contempladas para receberem o sinal.

Até o momento, 682 municípios foram liberados para utilização da faixa de 3,5 GHz por estações do 5G standalone, perfazendo o total de 122,6 milhões de brasileiros, o que corresponde a 57% da população do Brasil.

Com a adição à lista de cidades que têm o acesso à estrutura da tecnologia, as operadoras que ganharam o leilão pela operação do 5G no país vão poder solicitar a implantação da infraestrutura nos novos locais.

Acesso

Para ter acesso à tecnologia 5G, o cliente deve ter um chip e um aparelho que aceite a conexão. O cliente precisa verificar se a operadora oferece o serviço e estar na área de cobertura. O site da Anatel informa a lista de celulares homologados para o sinal 5G puro.

O consumidor precisa ficar atento porque existem celulares fora da lista que mostram o ícone 5G. Nesses casos, porém, o aparelho não opera o sinal 5G puro, mas o 5G no modo Dynamic Spectrum Sharing (DSS) ou non-standalone (NSA), chamado de 5G “impuro” por operar na mesma frequência do 4G, na faixa de 2,3 gigahertz (GHz). Dependendo da interferência, o sinal 5G “impuro” chega a apresentar velocidades inferiores ao 4G.

Parabólicas

O 5G puro ocupará na faixa de 3,5 GHz, faixa parcialmente ocupada por antenas parabólicas antigas que operam com sinal analógico na Banda C. As pessoas com esse sinal precisarão comprar uma antena nova e um receptor compatível com a Banda Ku, para onde está sendo transferido o sinal das antenas parabólicas. Famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) com parabólicas antigas receberão conversores novos, que dispensarão a necessidade de comprar outras antenas.

Segundo a Anatel, Brasília foi escolhida para estrear a tecnologia 5G por ter um número baixo de parabólicas. Conforme os dados mais recentes da agência reguladora, existem cerca de 3,3 mil parabólicas em funcionamento no Distrito Federal.

Originalmente, o edital do leilão do 5G, realizado em novembro do ano passado, previa que todas as capitais deveriam ser atendidas pela telefonia 5G até 31 de julho. No entanto, problemas com a escassez de chips e com atrasos na produção e importação de equipamentos eletrônicos relacionados à pandemia de covid-19 fez o cronograma atrasar dois meses.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here