Prêmio “O MELHOR DAQUI”, a única premiação a eleger as melhores empresas de Bragança Paulista de forma direta e transparente

0
Publicidade

O Prêmio “O Melhor Daqui” nasceu no bairro do Morumbi, na capital paulista, no ano de 2004, quando um grupo de empresários do bairro sugeriu ao empresário do mundo digital Caio Marino que ele usasse todo o conhecimento que tinha na região do Morumbi para realizar uma premiação que elegesse de forma direta e transparente as melhores empresas do bairro.

Marino, que morou no bairro boa parte de sua vida e tinha no site Morumbi.Net um de seus empreendimentos de maior sucesso no universo digital, estranhou o pedido, pois tinha conhecimento que já existiam muitos prêmios que elegiam “as melhores empresas do bairro” e que não via motivo para criar mais um prêmio para o mesmo fim.

Os empresários do Morumbi explicaram a Marino que realmente existiam muitos prêmios para esse fim, mas que eles não eram reais, pois não havia uma eleição direta e transparente para definir os vencedores. Alegavam que “ganhava quem pagava”, ou seja: depois de um obscuro processo de “eleição”, as empresas realizadoras das premiações entravam em contato indiscriminadamente com as empresas do bairro, tentando vender o diploma de melhor do bairro, que normalmente eram entregues num evento de congraçamento entre os “vencedores”, geralmente em torno de um jantar especial e de custo bem elevado.

Quando alguma das empresas “vencedoras” decidia não pagar pela participação no jantar de entrega dos diplomas, o prêmio de “vencedora” no mesmo segmento comercial era imediatamente oferecido a alguma empresa concorrente. Após explicarem a falta de ética das premiações existentes, o grupo de empresários argumentou “A única forma de acabarmos com essas premiações falsas é criarmos uma premiação justa, onde o voto seja direto e transparente”.

Caio Marino decidiu atender ao pedido dos empresários do Morumbi e criou o “Prêmio Morumbi.Net”, que é realizado anualmente no bairro do Morumbi desde o ano de 2004 e, neste ano de 2023, comemorará sua vigésima edição anual.

Por ser uma premiação justa e transparente, o sucesso do Prêmio Morumbi.Net aconteceu de forma rápida e conquistou o bairro, transformando-se numa tradição para os empresários e o público da região do Morumbi, que engloba cerca de quatrocentos mil habitantes. Ao se mudar para o interior paulista, Marino decidiu levar seu modelo de premiação, como o novo nome de Prêmio O Melhor Daqui, para dezenas de cidades do interior do estado de São Paulo, depois ao Paraná, Minas Gerais, Rio de Janeiro, etc.

Hoje o Prêmio O Melhor Daqui encontra-se em franco crescimento, sendo realizado em 253 cidades durante o ano de 2022 e projetando ultrapassar a marca de 300 cidades neste ano de 2023. Em cada uma dessas cidades, a premiação envolve centenas ou até milhares de empresas e prestadores de serviços que disputam o título de “melhor da cidade” em seus segmentos comerciais, agrupados em um número entre 50 e 100 enquetes em cada cidade.

Ao longo desses quase 20 anos de premiação, Marino sempre lançou mão da tecnologia mais segura para a realização da premiação. A partir do ano de 2012, quando o Facebook disponibilizou um aplicativo de enquetes com as principais características necessárias para garantir a transparência da premiação, o processo de votação do Prêmio O Melhor Daqui passou a ser realizado utilizando a plataforma de Mark Zuckerberg.

O formato da premiação chama a atenção por sua justiça e fidedignidade. Além de ser possível identificar, voto a voto e em tempo real, quem votou em cada uma das empresas concorrentes em cada segmento comercial, o processo é realizado com total abertura para o público, que pode acrescentar concorrentes livremente na enquete de todos os seus segmentos. Assim, fica garantida a possibilidade de participação de todas as empresas.

– Quem faz a curadoria do Prêmio O Melhor Daqui é o público da cidade. Nós não temos, nem queremos ter, qualquer interferência no resultado da premiação. Nós sobrevivemos da transparência e elevada reputação que o Prêmio O Melhor Daqui conquistou nesses quase 20 anos e fazemos questão de manter essa transparência e reputação sempre no nível mais elevado que a tecnologia nos permitir a cada ano.

A premiação criada e comandada por Caio Marino também é transparente na questão da formatação financeira do negócio:

– Tudo é realizado de forma gratuita desde o início até o fim do processo de votação. Nenhuma empresa nem nenhuma pessoa do público da cidade paga absolutamente nada para participar da votação.

Ao contrário: toda a divulgação que o prêmio proporciona para as empresas e prestadores de serviços da cidade é gratuita. E mais: o feedback que todos eles recebem da população através não apenas dos votos mas também dos comentários postados pelo público é inestimável.

Nesse ponto, Marino esclarece como é feita a viabilização financeira da premiação:

– Todos os custos envolvidos na preparação e manutenção de uma equipe de 15 pessoas que torna possível a realização do Prêmio O Melhor Daqui em mais de 250 cidades anualmente é sustentado pela venda dos nossos diplomas e certificados personalizados.

Ao final do processo de votação em cada cidade, nossa equipe publica o resultado final da premiação, divulgando as empresas ouro, prata e bronze em cada segmento comercial premiado. Após a publicação do resultado, nós disponibilizamos gratuitamente a todas as empresas vencedoras o download do arquivo PDF da medalha ouro, prata ou bronze conquistada. Em paralelo, como única forma de viabilização financeira da premiação, nossa equipe oferece às empresas a compra da nossa placa de acrílico com o diploma personalizado e os certificados personalizados em PDF.

A compra da placa e do certificado não é obrigatória e a medalha ouro, prata ou bronze oficial da premiação já permite que as empresas e prestadores de serviços que conquistaram os primeiros lugares em seus segmentos comerciais possam divulgar oficialmente essa conquista de forma gratuita.

E arremata:

– É com esse compromisso com a transparência tanto no processo de votação quanto na necessária viabilização financeira da votação que nós pretendemos continuar crescendo e dando voz à população de milhares de cidades brasileiras. E quem sabe depois, realizarmos nossa premiação também fora do Brasil.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here