Educação financeira transforma alunos, professores e famílias

0
Foto: SECOM
Publicidade

Conceitos como saber poupar e investir fazem parte do nosso dia a dia, mas é preciso saber aplicá-los na prática do planejamento financeiro. Em Bragança Paulista, os alunos da Rede Municipal de Ensino têm a disciplina educação financeira na escola e aprendem a planejar, prevenir, poupar, investir e manter o consumo consciente.

O projeto é uma parceria da Prefeitura de Bragança Paulista, com o Instituto Brasil Solidário (IBS). Com os Jogos Piquenique e Bons Negócios, a educação financeira traz uma proposta dinâmica e didática de apresentar os desafios recorrentes do dia a dia, desde a estratégia de compra e venda até a tomada de decisões na aplicação dos recursos disponíveis, que podem se multiplicar ou se esgotar de acordo com a ação do aluno no jogo.

“A educação financeira nas escolas prepara os alunos para a realidade da vida adulta e contribui para o futuro das gerações. Além disso, as crianças também podem experimentar o assunto em casa, também sendo benéfico para as famílias, pois passam a olhar para o mesmo planejamento financeiro e entender o poder de compra no ambiente que os cerca”, ressaltou o Secretário Municipal de Educação, Prof. Adilson Moreira Condesso.

Hoje, todas as 39 escolas de Ensino Fundamental aplicam a Educação Financeira para alunos dos 4º e 5º anos, com a participação efetiva de 3.500 alunos.

O projeto também inclui formação de educadores. Os mediadores da Secretaria Municipal de Educação organizam formações presenciais e on-line para coordenadores e professores de Ensino Fundamental, para capacitá-los para o trabalho com Educação Financeira nas unidades escolares.

Também é desenvolvido todo mês o Dia D Mobilização dos Jogos de Educação Financeira nas escolas. A ação é um marco em que todos os municípios brasileiros que desenvolvem a proposta em parceria com o Instituto Brasil Solidário – IBS se mobilizam para trocar experiências e registros do trabalho realizado com os jogos Piquenique e Bons Negócios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here