Informe Publicitário
Para facilitar a vida de quem possui imóvel em Bragança Paulista, a Prefeitura oferece opções digitais para a consulta do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2023 no portal braganca.sp.gov.br.
Há dois caminhos para a consulta. Na página inicial no site da Prefeitura (braganca.sp.gov.br), basta clicar no botão “Cidadão Bragantino e Transparência Fiscal”, em seguida, clicar em “Acessar aplicativo pelo navegador”. Após inserir o seu CPF e senha, basta acessar o ícone “Débitos”.
Outra forma mais fácil é acessar na página inicial da Prefeitura o botão “Serviços On-line”, clicar em Segunda Via de Tributos 2023 e inserir o número de inscrição do imóvel ou código reduzido.
Assim, de maneira rápida e prática, os contribuintes poderão verificar os valores do tributo municipal e imprimir os carnês.
O IPTU 2023, tem uma reposição inflacionária, de 7,17%, conforme variação percentual acumulada no período de 1º de outubro de 2021 a 30 setembro de 2022, medido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), apurado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Vale ressaltar à população a importância do pagamento em dia do tributo, que reverte em benefícios e serviços essenciais a toda comunidade.
“Dos recursos arrecadados com o IPTU, a Prefeitura aplica, no mínimo, 25% em Educação, e um percentual sempre superior ao exigido por lei, que é de 15%, na Saúde. O valor remanescente é de livre movimento e pode ser utilizado em investimentos e despesas correntes”, informa o Secretário Municipal de Finanças, José Rodrigues Alves.
PAGAMENTO COM DESCONTO E PARCELADO
Quem optar pelo pagamento à vista, poderá efetuar o pagamento até o dia 10 de março de 2023, com 5% de desconto.
Já o contribuinte que optar pelo parcelamento do IPTU/2023, a 1ª parcela terá vencimento em 30/01/2023; a segunda em 20 de fevereiro. As demais parcelas deverão ser pagas todo dia 10 de cada mês, a vencer a partir de 10 de março.
CARNÊS FÍSICOS
Os carnês físicos do IPTU/2023 começarão a ser entregues a partir da próxima semana. Normalmente, os carnês são entregues na última semana de dezembro, porém, em razão da mudança do fornecedor, pois a antiga empresa declinou do contrato, foi necessário contratar nova empresa, via licitação.
Os cidadãos que não receberem os carnês físicos na sua residência, podem imprimir nos canais eletrônicos acima mencionados. No entanto, a partir do dia 24/01/2023, os contribuintes podem solicitar a 2ª via impressa do carnê pela Central de Atendimentos Agiliza, ou ainda de forma on-line, via Call Center, pelos telefones (11) 4034-7102 ou 0800-038-0037.