Forte chuva desta terça-feira prova eficácia de “piscinões” instalados pela Prefeitura

Investimentos em obras de combate às enchentes apresentam bons resultados

0
Publicidade

Uma chuva torrencial caiu no final da tarde desta terça-feira (22/11). Segundo a Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Civil foram registrados uma média de 48,04 mm de chuva entre 18h e 19h20, com rajadas de vento de 35,64 km/h.

Mesmo com tão alto volume pluviométrico, considerado pela Defesa Civil como de “forte intensidade”, os piscinões instalados pela Prefeitura “passaram no teste”.

Não houve registros de enchentes na região do Jardim Santa Helena, no Taboão e no Jardim Califórnia, onde a Prefeitura instalou dois piscinões, bem como fez obras importantes no Lago do Taboão. Também não constatou alagamentos numa crítica da cidade, o Lavapés, onde a Prefeitura realizou obras de ampliação da canalização do Ribeirão Lavapés.

A Defesa Civil registrou pontos isolados de alagamentos em algumas vias, como: Rua 19 de Abril e Rua Jerônimo Martin Carreteiro, porém a água escoou rapidamente.

Na Avenida Eusébio Savaio, que é um local muito crítico, não houve alagamento, mas um acúmulo de água na via. Neste local, a Prefeitura está na fase final da implantação do piscinão, que terá a capacidade de armazenamento em torno de 2.250 m³ e deverá captar as águas pluviais dos bairros Santa Amélia, parte do Cruzeiro e Santa Libânia. Estão em andamento a implantação de 184 aduelas na Avenida dos Imigrantes. Por essa razão, ainda houve registro de acúmulo de água na via. O dispositivo de combate à enchente, por sua vez, captou grande parte da água das vias do entorno.

A Avenida José Gomes da Rocha Leal também não teve registro de alagamentos. Obras foram realizadas na Rua José Domingues e Travessa Araci para que a água da chuva deixasse de passar em grande volume pela Avenida José Gomes, desembocando direto no ribeirão.

A Prefeitura tem mais projetos para a região da Avenida José Gomes da Rocha Leal, inclusive já declarou de utilidade pública, para fins de desapropriação, áreas para a realização de obras para o combate a inundações na área da Rua 19 de Abril. Nesta via, também foi registrado acúmulo de água.

Importante frisar que a Prefeitura tem feito a sua parte no combate à enchente no município, contudo, precisa da colaboração da população para que não jogue lixo na rua, que entope os bueiros e causam estragos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here