IPVA deve ficar mais caro em 2023

Em 2021, veículos ficaram 22,5% mais caros e elevaram os custos do IPVA 2022

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Depois de subir 22,54% neste ano, o IPVA ficará novamente mais caro para veículos registrados em São Paulo. Apesar do calendário de pagamento e a tabela com os valores instituídos pela Secretaria da Fazenda e Planejamento do governo estadual ainda não ter sido divulgado, já é possível adiantar o reajuste que será realizado.

A alta nos preços dos veículos novos, seminovos e usados, impacta diretamente no valor a ser pago pelos proprietários para o governo. Fatores como falta de componentes eletrônicos, aumento no custo de matérias-primas e desvalorização do real explicam o fenômeno.

Em São Paulo, o imposto é calculado com base nos valores praticados em setembro do exercício anterior, compilados pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).

UOL Carros estimou quanto o tributo aproximado de quanto vai subir no próximo ano em para cinco dos automóveis mais vendidos do Brasil.

De acordo com a reportagem, o imposto do Hyundai HB20 1.0 Unique 2019 deve passar para R$ 2.245,32, enquanto os proprietários do Chevrolet Onix 1.0 LT 2019 precisarão desembolsar R$ 2.326,04.

Já o IPVA do VW T-Cross 200 TSI Automático 2020 sobe para R$ 4.278,40, enquanto o Jeep Compass Sport 2019 vai para R$ 4.617,60.

Vale lembrar que, neste ano, quem pagou o tributo integralmente em janeiro recebeu desconto de 9%, ao mesmo passo em que o pagamento de cota única ou o parcelamento a partir de fevereiro rendeu abatimento de 5%.

Até agora, Secretaria da Fazenda e Planejamento ainda não informa se as condições especiais e descontos serão mantidos para o ano que vem.

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