Bragança Paulista fechou o mês de setembro com saldo positivo de geração de empregos formais, ficando na liderança da região nas contratações. O saldo positivo do município foi de 367 vagas (mais admissões que demissões). O total de contratações no mês foi de 2.425.
Os dados são do Novo Caged, painel do Ministério do Trabalho e Emprego sobre a geração de empregos formais no país. Enquanto Bragança Paulista ficou com saldo de 367 vagas em setembro, Atibaia ficou com 246, Extrema com 234 e Itatiba com 67.
Por setores da economia, o que mais empregou em setembro foi Serviços, com saldo de 228 vagas; em seguida vem a Indústria com 76; em terceiro Construção, com 44; e em quarto Comércio com 22. O único setor com saldo negativo foi a Agropecuária (-3).
No ano, o município acumula saldo de 2.052 contratações. Segundo o Novo Caged, o estoque de Bragança Paulista é de 48.842 pessoas empregadas com registro em carteira.
A Prefeitura de Bragança Paulista vem realizando uma série de ações para colaborar com a geração de empregos no município. Pelo Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) há, no momento, 538 vagas disponíveis na região, sendo 256 em Extrema, 220 em Bragança e 62 em Atibaia.
O atendimento presencial do PAT, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e do Banco do Povo ocorre no Mercado Municipal Waldemar de Toledo Funck (piso superior).
O horário de funcionamento do PAT é de segunda a sexta, das 8h30 às 16h, e os interessados devem portar Carteira de Trabalho, Carteira de Identidade (RG) e CPF. O atendimento via WhatsApp (11) 4033-1950 continua normalmente.
EMPREGA BRAGANÇA
A Prefeitura lançou recentemente o Portal Emprega Bragança, uma nova ferramenta para facilitar o acesso a vagas de quem está à procura de um emprego. As empresas que estão necessitando de mão de obra também podem acessar o Portal e disponibilizar as vagas.
O Emprega Bragança pode ser acessado pelo site da Prefeitura de Bragança Paulista (www.braganca.sp.gov.br), basta procurar o banner “Emprega Bragança”. Ao clicar no banner, é direcionado para o portal e pode se cadastrar gratuitamente na “Área do Candidato”. Empresas podem seguir o mesmo passo a passo e cadastrar as vagas na “Área da Empresa”.
Também foi lançado o Programa “Emprega Bragança no Bairro”. Por meio desse programa, as vagas de emprego oferecidas no Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) serão levadas até os CRAS (Centros de Referência em Assistência Social) em períodos específicos, permitindo que a população local não precise se deslocar até o centro da cidade.
O CRAS Águas Claras e o CRAS Dr. Jacintho Soares Souza Lima Júnior, no Parque dos Estados, já receberam o serviço.