O Centro Cultural Prefeito Jesus Adib Abi Chedid expõe, a partir de 5 de outubro, a exposição “Adelio Sarro: 50 anos de Arte”, celebrando meio século de produção artística de um dos artistas brasileiros contemporâneos com maior representação internacional. A visitação é gratuita e acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados e domingos, das 10h às 17h.
Dividida em três espaços, a mostra apresenta obras das coleções “Nova Era” e “Força, Magia e Cores do Brasil” e painéis com pensamentos e fotos da trajetória de Sarro.
Na coleção “Nova Era”, que tem como temática a Era de Aquário, Sarro apresenta figuras que fogem do habitual, como extraterrestres, andrógenas, folclóricas, robóticas e cenas espaciais, instigando o visitante a analisar e refletir sobre os temas abordados sem deixar de lado os sentimentos de despertar e de esperança por dias melhores.
O destaque fica por conta do painel tríptico de dois metros e setenta de altura e seis metros de comprimento, sendo ele a principal obra da série. No painel “Trevas e Luz, OST 2021”, o artista faz uma leitura da sociedade brasileira e mundial, abordando temas como política, ideologias, religião, manifestações, pandemia, família e liberdade.
Já as produções de “Força, Magia e Cores do Brasil”, com seis quadros, Adelio faz o uso das cores azul, rosa, vermelho, verde e amarelo e de braços, pernas, mãos e pés com dimensões exageradas, criando uma atmosfera de mistério e ilusão.
Adelio Sarro também foi autor do monumento em homenagem ao poeta bragantino Oswaldo de Camargo, localizado na Praça da Poesia Poeta Oswaldo de Camargo. A obra, confeccionada em bronze, retrata Oswaldo sentado em um banco em formato de livro, olhando para o horizonte, com seu livro em mãos.
A exposição é uma iniciativa da Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo.
Sobre o artista
Adelio Sarro Sobrinho (Andradina/SP – 1950) é um artista plástico múltiplo que tem sua produção artística ligada principalmente à pintura e escultura. Iniciou sua carreira no ano 1972, ganhando rápido prestígio nacional.
Com o lançamento do seu primeiro livro, na década de 90, iniciou sua carreira internacional e, desde então, já realizou mais de 300 exposições individuais em excelentes museus, galerias e centros culturais localizados em 4 continentes.
Além da pintura, Sarro assina cerca de outras 300 obras monumentais em concreto, espalhadas em praças públicas no Brasil e na Europa, somando cerca de 1200 obras escultóricas.
Em 2018, fundou o Instituto Memorial de Arte Adelio Sarro, em Vinhedo/SP. O instituto artístico e cultural sem fins lucrativos, abriga as principais obras do acervo pessoal do artista, além de acolher diversos tipos de manifestações culturais e exposições.
Serviço
Exposição “Adelio Sarro: 50 anos de Arte”
Visitação: Segunda a sexta-feira, das 08h às 18h, e aos sábados e domingos, das 10h às 17h
Local: Centro Cultural Prefeito Jesus Adib Abi Chedid – Rua Conselheiro Rodrigues Alves, 251 – Centro, Bragança Paulista
Entrada gratuita