A Secretaria de Saúde de Bragança Paulista realizou no mês de junho 147 testes de glaucoma, em que foram detectadas possíveis alterações em 44 pacientes, o que representa 29,93%. Todos os pacientes que apresentaram alteração no laudo, já saíram com consulta agendada com o oftalmologista especialista em glaucoma.
Com esse exame é possível fazer a análise da quantidade relativa de hemoglobina na cabeça do nervo óptico e separar olhos saudáveis de olhos com glaucoma. Assim, o paciente realiza a retinografia e o software instalado no computador irá analisar a imagem e informar o resultado ao médico em apenas 5 segundos.
O glaucoma é uma doença considerada grave, causada por um aumento da pressão intraocular. Ela é caracterizada por sua progressão silenciosa e assintomática, ou seja, grande parte dos pacientes descobrem o problema já em estado avançado.
A enfermidade não tem cura, mas pode ser tratada para evitar a perda da visão. Quem tem parentes acometidos pelo glaucoma devem duplicar a atenção com os olhos, bem como pessoas com mais de 40 anos, grau de miopia elevado ou diabetes.
Para fazer o teste, a pessoa deverá ir até a Unidade Básica de Saúde de referência para que possa ser agendado. Se não houver indício da doença, o munícipe é orientado a fazer uma nova avaliação em 12 meses.