A colisão de um veículo contra um poste da rede de energia elétrica na Estrada Municipal André Sanches Cuenca, nas proximidades do bairro Cidade Jardim, em Bragança Paulista, provocou a interrupção no fornecimento de eletricidade em vários bairros da zona sul da cidade na madrugada desta sexta-feira (8).
Com o impacto da batida, foram danificados um poste e cabos da rede elétrica, o que ocasionou a interrupção no fornecimento de energia para 2.629 clientes dos bairros Residencial Vino Barolo, Residencial Jardins, Chácara Massani, Loteamento Vila Romana e adjacências.
Técnicos da Energisa fizeram o isolamento da área e, após manobras no sistema elétrico, a energia foi restabelecida de forma gradativa, sendo que 80% dos clientes afetados estão com o fornecimento de energia normalizado. As equipes continuam atuando no local, seguindo todos os protocolos técnicos e de segurança, para substituir o poste e demais componentes da estrutura da rede que foram danificados, visando normalizar a energia para os demais clientes atingidos o mais rápido possível.
Em ocorrências desse tipo, a Energisa realiza as manobras no sistema elétrico com o intuito de minimizar os impactos e restabelecer a energia para o maior bloco de clientes, ainda durante os reparos. Nessas situações, alguns clientes acabam sendo impactados por mais tempo, pois o reparo ou a substituição do poste se faz necessário e essa é uma atividade de maior complexidade e, por isso, leva um tempo adicional para ser executada com segurança.
“Lamentavelmente, são inúmeros os prejuízos causados pelos acidentes envolvendo postes, porém um dos mais graves é o risco de choque elétrico, ainda mais se o poste cair por cima do veículo ou envolver rompimento de cabos”, detalha Bruna de Lima Cavalheiro, coordenadora do Centro de Operações Integrado (COI), da Energisa Sul-Sudeste.
O veículo não foi identificado, pois, segundo a empresa, quando os trabalhadores chegaram ao local para o atendimento da ocorrência, já havia sido retirado do endereço onde ocorreu o acidente.
Por isso, a orientação é que em casos de acidentes envolvendo postes, todos permaneçam dentro do carro, sem tocar nas partes metálicas, aguardando a chegada de uma equipe especializada da distribuidora, que irá realizar todos os procedimentos necessários com a máxima segurança.
A rede de distribuição da Energisa é equipada com tecnologia de proteção para desativar o fornecimento de energia em caso de interferência nos cabos ou postes, no entanto, não se pode descartar os riscos potencializados em uma colisão.