A semana começou com uma nova frente fria, além de chuva, e as pessoas em situação de rua mais uma vez foram acolhidas, sendo encaminhadas para o abrigo do Ginásio Municipal de Esportes “Agostinho Ercolini”, no Jardim Recreio.
O “Acolhendo com Carinho” continua funcionando normalmente, mas com o frio e a chuva, a equipe de abordagem social, vinculada à Secretaria Municipal de Ação e Desenvolvimento Social (SEMADS), intensificou o trabalho de encaminhamento.
Na noite de segunda-feira (30/05), 24 pessoas foram atendidas pelo “Acolhendo com Carinho”. Na noite de terça-feira (31/05), foram para o abrigo 29 pessoas. Durante a abordagem social, cinco pessoas se recusaram a ir para o abrigo.
A população pode auxiliar em caso de encontrar alguma pessoa em situação de rua necessitando de ajuda, ligando para a equipe de Abordagem Social pelo 99578-4869.
ACOLHENDO COM CARINHO
O Programa “Acolhendo com Carinho” foi criado em 2021, oferecendo abrigo temporário para pessoas em situação de rua durante o período mais frio do ano. Assim como na edição do ano passado, o abrigo este ano oferece camas com cobertores, banho quente, jantar quando os acolhidos chegam e café da manhã, além de doação de roupas. Os animais de estimação também recebem cuidados, como água e ração, além de poderem dormir com seus tutores. O espaço está equipado com aquecedores.
Um diferencial implantado nesta edição é a possibilidade da pessoa ficar no abrigo durante 24 horas, afinal, os dias também têm sido frios, não apenas as madrugadas. Aqueles que optarem por permanecer no local recebem alimentação e todos os cuidados.
Diversas secretarias municipais participam da ação. A Secretaria de Ação e Desenvolvimento Social é responsável pela organização da infraestrutura e operacional; o Fundo Social de Solidariedade está fazendo a doação de roupas. Participam ainda a Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Civil, por meio da Guarda Civil Municipal; a Secretaria Municipal de Saúde, com uma equipe de enfermagem; as Secretarias de Serviços e de Educação com o transporte e montagem das camas, que foram cedidas pela Secretaria Municipal da Juventude, Esportes e Lazer, a qual cedeu ainda o ginásio. A Secretaria do Meio Ambiente está disponibilizando a ambulância do SAMUVET para apoio aos animais que acompanharem os abrigados.
A Prefeitura de Bragança Paulista realiza um trabalho constante de apoio e acolhimento às pessoas em situação de rua. Há ainda a preocupação com orientações e encaminhamentos aos serviços públicos.
No “Acolhendo com Carinho”, por exemplo, os abrigados são orientados sobre os cursos gratuitos e as oportunidades de emprego disponíveis no município. Recebem ainda toda a atenção caso necessitem de atendimento na área da Saúde.
Ao longo de todo o ano, independente da temperatura, há um trabalho constante voltado para essa parcela da população. Existe no município o Centro Pop (Centro de Referência Especializado), que fica na Rua Barão de Juqueri, 259 – Centro / Contato: (11) 4032-6400). O espaço oferece às pessoas em situação de rua diversos serviços e orientações, incluindo espaço para guardar pertences, local para banho, alimentação e encaminhamento para as políticas públicas existentes.
Há ainda o Albergue Municipal, que oferece abrigo temporário para pessoas em situação de rua, com camas, banheiros e alimentação, além de toda a orientação e encaminhamentos necessários. O serviço funciona ininterruptamente, 24 horas. O Albergue Municipal fica na Rua Vicente Sabella, 860 – Darcilândia / Contato: (11) 4035-2785.
O trabalho da equipe de Abordagem Social também é ininterrupto. As equipes de abordagem e de trabalho estão preparadas para ofertar as possibilidades e o amparo para que essas pessoas tenham uma vida digna.