A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, segue trabalhando na captura de uma capivara presa a um “arco” no Lago do Taboão. Os funcionários da Secretaria de Meio Ambiente estão monitorando o animal há cerca de um mês.
Nesta segunda-feira (11), uma ação de captura foi realizada, e contou com o apoio das Secretarias Municipais do Meio Ambiente, Segurança e Defesa Civil, Serviços, bem como o Corpo de Bombeiros e Associação Mata Ciliar.
“Não é um trabalho fácil. Estamos tendo uma grande dificuldade, pois não podemos estressar este animal. As capivaras tendem a ter a miopatia por estresse, podendo levar o animal a óbito, e é isso que estamos tentando evitar. Vamos continuar nos esforçando para efetuar a captura da melhor forma possível, buscando não causar transtornos ao animal”, explicou a Veterinária da Divisão de Bem-Estar Animal (DIBEM), Camila Fornari.
A Prefeitura pediu ainda a colaboração aos munícipes para que não descarte lixo e materiais sem serventia nas ruas, calçadas e no entorno de lagos, como aconteceu neste caso.
“Provavelmente alguém deve ter descartado este “arco” nas proximidades do lago e a capivara, que durante o nado estende os braços para a frente, deve ter ficado presa ao objeto. É importante ter essa conscientização por parte da população, para que não haja mais transtornos como este”, completou a Veterinária.
Os trabalhos seguirão nos próximos dias, buscando a captura da capivara para retirada do objeto e posterior soltura à natureza.