Na última quinta-feira (10/02), foram empossadas pelo Poder Executivo as conselheiras suplentes que farão parte do Conselho Tutelar no biênio 22/24. O ato se deu no salão de reunião do Centro Dia do Idoso e contou com a presença da Secretária de Ação e Desenvolvimento Social, Sandra Teixeira; da presidente do Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente, Simone Bueno; da coordenadora do pleito eleitoral para suplentes do Conselho Tutelar, Joselaine P. V. dos Santos; do vereador Marcos Roberto dos Santos; dos conselheiros tutelares Simone Migliorelli Marques, Vanessa Gonçalves Alvarenga, Julius Salomão Lins Oliveira e Solange Souza Morale.
Na oportunidade, os conselheiros ouviram a mensagem gravada do Dr. Ricardo B. Zampieri, Promotor da Vara da Infância e Juventude de Bragança Paulista. Foram empossadas as conselheiras Verônica Cristina de Oliveira (titular), Netânia Geiele Belém de Carvalho (1ª Suplente) e Indaiá Maria da Silva (2ª Suplente).
O Conselho Tutelar é um órgão público municipal que representa a sociedade na missão de proteger e defender crianças e adolescentes que tiveram direitos violados ou que estão em situação de risco. O pleito que elegeu os novos membros aconteceu em 16 de janeiro, com uma grande participação popular, que através do voto elegeram as três novas conselheiras.
Verônica Cristina de Oliveira, eleita como titular, representou as suplentes e demonstrou sua satisfação em ter sido escolhida como titular: “Quero agradecer a todos aqueles que depositaram sua confiança em mim e estou à disposição da comunidade bragantina para que no dia a dia, juntamente com as demais conselheiras e apoio dos demais órgãos envolvidos, possamos promover e apoiar ações de prevenção, formação cidadã e bem-estar das crianças e dos adolescentes”.
Sandra Teixeira enfatizou a atenção da atual Administração com o Conselho Tutelar: “A atenção à criança e o adolescente é uma das principais prioridades da Administração Jesus Chedid e Amauri Sodré. O Conselho Tutelar conta com o total apoio das secretarias municipais e dos órgãos de segurança, na promoção de políticas públicas para as crianças e adolescentes para que atue de forma cada vez mais eficaz, garantindo os direitos de crianças e adolescentes, em situações de negligência dos responsáveis, violência física, emocional e sexual, entre outros. Em nome do prefeito Jesus Chedid quero cumprimentar as novas conselheiras e desejar que possam desempenhar suas funções específicas conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)”.
A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Simone Bueno, informou que as conselheiras foram certificadas pelo CMDCA e Ministério Público e foram empossadas pelo Poder Executivo. A partir de agora, o Colegiado do Conselho Tutelar, assim como determina o ECA, está completo. Ela também ressaltou a parceria e apoio que o CMDCA recebe da SEMADS e da Administração Municipal, e que todas as solicitações feitas pelo CMDCA são prontamente atendidas.
A Conselheira Tutelar Simone M. Marques, em nome do colegiado, agradeceu as conselheiras empossadas pela disposição e disponibilidade em servir o município zelando pelos direitos de nossas crianças e adolescentes. Deu boas vindas às empossadas e colocou-se à disposição (junto dos demais conselheiros tutelares) para auxiliar ambas nessa nova caminhada.