Na última sexta-feira (14/01), a Guarda Civil Municipal, em conjunto com a Polícia Militar, Fiscais de Postura e Vigilância Epidemiológica e Sanitária, realizaram uma operação de fiscalização em estabelecimentos que têm como segmento sucatas, em diversos pontos da cidade.
Intitulada como Operação Sucata, a ação aconteceu com o intuito de fiscalizar possíveis irregularidades como documentação, bem como a presença de produtos ilícitos e materiais sem procedência comprovada, além de inspeções epidemiológicas e sanitárias em combate e prevenção a pandemia de Coronavírus (Covid-19) e de outras patologias, como a dengue.
“Esta operação se faz necessária, principalmente para que os proprietários de estabelecimentos desse segmento não adquiram produtos de origem duvidosa e, com isso desestimular a ocorrência de furtos em obras, residências e próprios públicos. O resultado preliminar foi positivo, levando em consideração que os fiscais também puderam averiguar e orientar sobre o combate ao mosquito Aedes Aegypti, cuidados contra o Covid-19, dentre outros assuntos”, explica o Secretário Municipal de Segurança e Defesa Civil, em exercício, Alan Raponi.
Durante a ação, os agentes aproveitaram para buscar indícios de materiais furtados do Cemitério da Saudade recentemente. Na ocasião, foram fiscalizados 2 estabelecimentos e nada ilícito foi localizado. Um dos locais averiguados foi notificado e orientado sobre o armazenamento de materiais, uma vez que o mesmo está ocupando parte do passeio público e atrapalhando a passagem de pedestres, com produtos deixados na calçada.
A Operação Sucata deverá se repetir ao longo do mês, percorrendo por diversos bairros e estabelecimentos do município. Caso um cidadão presencie uma situação de furto ou queira fazer uma denúncia, basta entrar em contato com Guarda Civil Municipal através do telefone 153.