Pacientes com síndromes gripais e suspeita da Covid-19 terão atendimento online em Bragança Paulista

0
Informe Publicitário

A Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria de Saúde, assinou acordo para implementação de sistema avançado de medicina digital, o “Saúde Digital”, que será implantado nas unidades de saúde do município. Inicialmente o serviço será disponibilizado para atendimento de pacientes com síndromes gripais e suspeita de Covid-19.

O “Saúde Digital” entrou em funcionamento em Bragança Paulista nesta sexta-feira, 14 de janeiro. O serviço atenderá pacientes mediante agendamento pelo site da Prefeitura: https://www.braganca.sp.gov.br/ – basta clicar no banner que identifica o programa. Os atendimentos são das 8h às 20h, todos os dias da semana (incluindo sábados e domingos).

Vale ressaltar que para realizar esse agendamento é necessário ter um celular com câmera, ou qualquer outro equipamento que tenha câmera, como tablets, notebooks, dentre outros, pois o atendimento é exclusivamente por videochamada.

Para marcar uma consulta o cidadão deve acessar o site oficial e seguir o passo a passo:

– Informar os dados cadastrais, como nome, telefone, endereço, e-mail e o número do Cartão do SUS (quem não sabe o número pode consultar on-line no Conect SUS – https://conectesus-paciente.saude.gov.br e quem não tem o cartão ainda deve ir até um posto de saúde para fazer);

– Buscar no calendário a próxima data disponível para sua consulta;

– Após isso, o sistema enviará ao e-mail do paciente as instruções para acessar a plataforma de videoconferência, no dia e horário indicados, sem qualquer necessidade de download de aplicativos.

O objetivo da utilização da telemedicina é desafogar os atendimentos de síndromes gripais e sintomas de Covid-19, nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Vila Davi e Bom Jesus. A atenção médica de casos suspeitos e leves poderá ser feita por meio de uma videochamada, sem a necessidade do paciente se deslocar até a unidade. Caso o médico verifique a necessidade de uma atenção especializada e presencial, orientará o paciente na videoconsulta a encaminhar-se até a unidade de saúde mais próxima.

O acordo para utilização do “Saúde Digital” é amplo e engloba demais módulos, que serão implementados durante o decorrer do ano de 2022. O sistema é completo e permitirá o gerenciamento e suporte médico em toda a rede de saúde do município.

A contratação ocorreu mediante parceira da empresa Vestra Soluções Para Saúde com a Prefeitura de Bragança Paulista. Não haverá nenhum custo ao município para utilização do sistema ou de licenças de uso, cujo custo estimado é de R$ 6 milhões. Trata-se de uma parceria na qual a cidade ganha um sistema digital, e a empresa pode entender melhor o funcionamento do sistema de saúde público, assim como são feitas as parcerias público-privadas do governo estadual.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here