Governo de SP notifica quase 1 milhão de donos de carros com IPVA atrasado

0
Foto: Ziviani/GettyImages
Publicidade

A Secretaria da Fazenda e Planejamento do estado de São Paulo notificou na terça-feira (26) quase 1 milhão de donos de carros que estão com o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) deste ano atrasado.

No total, são 964.463 proprietários de veículos que são considerados devedores e foram notificados apenas pelo Diário Oficial do estado – ninguém vai receber carta em casa.

Essas pessoas têm 30 dias para quitar ou apresentar defesa. Depois disso, se o débito não for pago, o nome será incluído no cadastro de créditos não quitados e na dívida ativa do estado, e a pessoa pode sofrer punições.

O estado deixou de arrecadar com o imposto R$ 936.863.029,73. Segundo o governo, esse dinheiro seria investido em obras de infraestrutura e na prestação de serviços, como saúde e educação.

Como pagar o IPVA pela internet?

O pagamento do tributo para veículos usados referente ao atual exercício pode ser realizado por meio de aplicativo ou site dos bancos credenciados. Basta informar o Renavam constante no CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos).

Para veículos novos e de locadoras registrados em São Paulo, é necessário acessar o portal da Secretaria da Fazenda e Planejamento de São Paulo e gerar a guia de pagamento, informando a placa e o Renavam do automóvel.

Como pagar o IPVA atrasado?

Para quitar o imposto atrasado no Estado de São Paulo, antes é necessário verificar se o débito está inscrito na dívida ativa no site www.dividaativa.pge.sp.gov.br. Na opção “Consulta”, digite o número do Renvavam do veículo ou o número do CPF ou do CNPJ. Caso exista débito inscrito para a placa e exercício, emitir a guia para pagamento do próprio site da PGE (Procuradoria Geral do Estado).

Caso a dívida ainda não tenha sido inscrita no Cadin estadual, o procedimento é semelhante ao utilizado para veículos zero-quilômetro e de locadoras.

No caso de automóveis registrados em São Paulo, acesse o portal da Secretaria da Fazenda e Planejamento, selecione a opção “Outros/Exercícios Anteriores” e gere a guia de pagamento, informando a placa e o Renavam.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here