Dando continuidade aos trabalhos em prol da saúde e bem-estar animal, nos dias 09 (sábado) e 10/10 (domingo), a unidade do Castramóvel esteve alocada na Escola E.M Prof. Carlos Frederico dos Santos Silva, no Jardim São Miguel, e atendeu cães e gatos do bairro e adjacências, conforme agendamento prévio.
Ao todo, 194 animais foram atendidos, sendo 100 caninos e 94 felinos.
O Castramóvel é um ônibus equipado com um centro cirúrgico, que realiza os procedimentos de esterilização de forma itinerante e gratuitamente pela cidade. A esterilização animal é uma das principais iniciativas em prática no município, pois ela não serve apenas para controle de natalidade. Com a castração, animais como os felinos ficam mais caseiros, dessa maneira, a chance de serem atropelados, envenenados ou passarem por maus tratos na rua diminui significativamente.
Além disso, é realizada a microchipagem, que é a identificação do animal, ou seja, um cadastro no banco de dados. O uso do microchip é obrigatório para emissão de documentação de viagem para quase todos os países europeus. A microchipagem ajuda também a encontrar o tutor em casos de animais perdidos.
Vale frisar, que é de suma importância o comparecimento ao local quando agendado, pois com a ausência além de tirar a vez de outro animal (se o agendado não comparece, não é possível colocar outro no lugar), o tutor que não comparecer terá que aguardar novo agendamento no final da fila.
Os próximos bairros que devem receber a ação são: Taboão, Fraternidade, Mãe dos Homens, Parque dos Estados, Centro, São Lourenço e Jardim Iguatemi.