Castramóvel estará no Boa Vista dos Silva nos dias 24, 25 e 26 de setembro

0

A Secretaria de Meio Ambiente realizará nos próximos dias 24, 25 e 26 de setembro, no bairro Boa Vista dos Silva castrações gratuitas em cães e gatos atendendo moradores dos bairros da região por meio do Castramóvel.

O Castramóvel é um ônibus equipado com um centro cirúrgico, que realiza os procedimentos de esterilização e microchipagem de forma itinerante e gratuitamente no município. A iniciativa visa o controle populacional de cães e gatos, evitando que esses animais se reproduzam de forma descontrolada e fiquem em situação de abandono pelas ruas da cidade.

A unidade conta com uma equipe de profissionais, que antes de executar qualquer procedimento, avaliam individualmente cada animal, para diagnosticar se o pet está apto e em condições para passar pela esterilização.

A esterilização animal ou castração como é popularmente conhecida, é um procedimento cirúrgico que constitui a remoção dos órgãos secretores e produtores de hormônios. A castração é muito importante para a saúde animal, contribuindo na redução da mortalidade precoce e na prevenção de inúmeras doenças que podem afetá-los.

A microchipagem, por sua vez, é uma técnica de identificação do animal. É realizado um cadastro no banco de dados e feita a implantação de um chip nos pets, contendo todas as informações pertinentes a cada animal. Esses dados são importantes para identificar, bem como localizar o responsável pelo animal em determinada situação, dentre outras ações. O uso do microchip, por exemplo, é obrigatório para emissão de documentação de viagem para quase todos os países europeus.

Aos interessados, o cadastro deve ser feito no link: (https://bit.ly/35Q2Ksg). Em caso de dúvidas ou para mais informações, o munícipe pode entrar em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente pelo pelo telefone (11) 4033-1870 ou no e-mail dibem@braganca.sp.gov.br.

Durante os dias 27, 28 e 29 de agosto, o Castramóvel esteve alocado no bairro Águas Claras, atendendo cães e gatos do bairro e adjacências, conforme agendamento prévio. No total, foram castrados e microchipados 340 animais, sendo: 63 caninos machos, 111 caninos fêmeas, 79 felinos machos e 87 felinos fêmeas.

No último final de semana (03, 04 e 05/09), o veículo esteve em atendimento no bairro Campo Novo. Ao todo, 199 animais foram atendidos, sendo: 43 caninos machos, 65 caninos fêmeas, 38 felinos machos e 53 felinos fêmeas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here