Em meio aos protestos, a Prefeitura de Bragança Paulista retomou nesta quarta-feira (11), as obras que serão executadas no Lago do Orfeu, no Jardim Europa, um dos principais lagos urbanos do município.
Segundo a Prefeitura, a obra está autorizada em razão do laudo da Defesa Civil, devidamente informada à CETESB e ainda com decisão favorável do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) no processo nº 2179386-24.2021.8.26.0000.
Nesta quarta-feira, moradores da região protestaram contra as obras no local. Eles alegam que a obra vai prejudicar o meio ambiente e a vida dos animais silvestres.
A Prefeitura ainda esclareceu que não serão cortadas todas as árvores, mas apenas e unicamente, aquelas que se fizerem necessárias para o refazimento da barragem. Ademais, haverá a compensação das árvores e a preservação da fauna existente no local.
No local, será realizado o refazimento da barragem, que tem perigo iminente de rompimento em caso de fortes chuvas. Além disso, a Prefeitura esclarece que não haverá na contratação levada à efeito, a abertura de nova rua que ligaria a Avenida Europa com a Avenida Ilhas Britânicas, obra prevista desde 1998, quando da aprovação do Loteamento Euroville.
A empresa vencedora da licitação, a Rual Construções e Comércio LTDA., iniciou a colocação de tapumes visando a segurança dos usuários do local.