Cerca de 5 mil alunos da rede municipal de ensino de Bragança Paulista voltaram às aulas essa semana

Todos os protocolos sanitários recomendados pelos órgãos de saúde estão sendo adotados

0
Fotos: Retorno às aulas na Escola Municipal Professora Haidee Marcal Serbin, no Henedina Cortez.
Publicidade

As aulas da Rede Municipal de Ensino de Bragança Paulista foram retomadas nesta segunda-feira (02/08), respeitando a capacidade física das salas de aula. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, cerca de 5 mil crianças voltaram a frequentar as aulas presenciais. A rede municipal conta com um total de aproximadamente 15 mil alunos.

Após o período de recesso escolar, que aconteceu de 15 a 30 de julho, foi autorizado o retorno às aulas presenciais com ampliação da capacidade de atendimento das escolas. O Governo do Estado de São Paulo incluiu novas flexibilizações no Plano São Paulo de Retomada Econômica e Enfrentamento do Coronavírus (Covid-19), entre elas o retorno às aulas seguindo a capacidade física de cada sala de aula, respeitando o distanciamento de 1 metro entre os estudantes.

O Secretário de Educação, Adilson Condesso, explica que as aulas voltaram nesta segunda-feira tanto para as crianças do ensino infantil como para o ensino fundamental. “Seguimos a nova determinação do Plano São Paulo, com atendimento da capacidade física da sala de aula respeitando o distanciamento de 1 metro entre cada aluno. Se a sala de aula for grande, é possível atender a todos os alunos. No caso de salas menores, é aplicado o rodízio. Anteriormente, a capacidade de atendimento era de 35% dos alunos na sala, independente do tamanho da mesma”.

Adilson acrescenta que a grande maioria das escolas tem capacidade de atender à totalidade dos alunos matriculados. Nos casos das salas menores, as escolas têm a autorização de fazer o rodízio entre alunos.

“Houve aumento de 50% da frequência com relação ao final de junho. Quase 5 mil alunos frequentaram as aulas nos dias iniciais desse retorno”, destaca o Secretário de Educação.

Apesar de ainda facultativo, é importante que os pais avaliem o retorno dos alunos às aulas presenciais. “Aqueles que acharem por bem manter o estudo a distância, podem continuar com as atividades remotas”, destaca Adilson.

Todos os pais ou responsáveis assinam um termo de compromisso no início das aulas dizendo se querem ou não que filhos voltem às atividades presenciais, principalmente com o objetivo de que se comprometam a acompanhar as atividades remotas dos alunos em casa.

O atual decreto tem vigência até 16 de agosto. A partir de 17 de agosto a Prefeitura de Bragança Paulista analisará o anúncio do Governo do Estado para tomada de decisão.

Todos os protocolos sanitários recomendados pelos órgãos de saúde estão sendo adotados. As escolas contam com totens com álcool em gel, tapetes sanitizadores, dispensers de álcool em gel, aferição de temperatura, além da disponibilização de máscaras de proteção, face shields para os profissionais da educação e material de limpeza para manutenção de condições sanitárias seguras.

Em caso de dúvidas, a equipe da Secretaria Municipal de Educação está disponível para atendimento no telefone (11) 4034-7211.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here