A Secretaria de Meio Ambiente realizou nos dias 25, 26 e 27 de junho castrações gratuitas em 276 cães e gatos no bairro Planejada, por meio do Castramóvel.
A ação ocorreu na Escola Municipal Antônio José da Fonseca (Rua Amazonas, S/N), para animais já cadastrados e atendeu moradores dos bairros Planejada I, II e III, Parque dos Estados, trecho do Curitibanos e trecho do Vista Alegre.
Foram castrados 92 cadelas, 48 cachorros, 69 gatas e 54 gatos. Houve o cancelamento de 13 castrações, pois os profissionais avaliaram que havia riscos nessas cirurgias. Esses 13 animais foram levados, mas por problemas detectados no momento – excesso de peso, falta de peso ou fêmea no cio – tiveram a castração adiada. Os tutores serão informados de nova data assim que estiverem em condições para a cirurgia.
A Secretária de Meio Ambiente, Nádia Zacharczuk, alertou, porém, para as faltas de alguns agendamentos. “A ação foi um sucesso, com grande quantidade de castrações, especialmente de fêmeas. Mas houve algumas faltas, o que prejudica o trabalho. São pessoas que confirmaram o agendamento e, não comparecendo, retiram a vaga de outra pessoa que precisava castrar seu animal”, ressalta.
Na ação deste fim de semana, houve 43 faltas, ou seja, animais que deveriam ter sido levados por seus tutores (que confirmaram agendamento), mas não compareceram.
O Chefe da Divisão de Bem-Estar Animal de Bragança Paulista, Claudio Zago Júnior, também destaca a importância de levar o animal quando for confirmado o agendamento. Além de tirar a vez de outro animal (se o agendado não comparece, não é possível colocar outro no lugar), o tutor que não compareceu tem que aguardar novo agendamento no final da fila.
Quem ainda não fez o cadastro pode realizá-lo para ser atendido em datas futuras. O cadastro deve ser feito no link https://bit.ly/35Q2Ksg . Para o registro, é necessário anexar foto de comprovante de endereço, RG e CPF do tutor do animal, além do preenchimento dos dados pessoais na ficha de inscrição e selecionar espécie do animal e sexo do animal. Somente moradores de Bragança Paulista podem se cadastrar e os animais devem ter mais de seis meses de vida para poder castrar.
O Castramóvel vai realizar cirurgias a cada 15 dias. Os próximos bairros que devem receber a ação são Penha, Vila David, Matadouro, Águas Claras, Campo Novo, Boa Vista dos Silva, São Miguel, Taboão, Henedina Cortez, Bairro Mãe dos Homens, Parque dos Estados, Jardim Público, São Lourenço e Iguatemi. As datas e locais serão divulgados oportunamente.
Na Penha, a previsão é que o Castramóvel realize as cirurgias nos dias 9, 10 e 11 de julho, nos períodos da manhã e tarde. Os moradores do bairro que já realizaram cadastro não precisam fazer um novo. Basta aguardar o contato da Secretaria de Meio Ambiente agendando a castração do animal. Quem ainda não fez o cadastro deve acessar o link.
O Castramóvel é um ônibus equipado com um centro cirúrgico, que realiza os procedimentos de esterilização de forma itinerante e gratuitamente em Bragança Paulista. Esse formato é mais cômodo para os moradores do município, melhor para os animais, que são atendidos mais perto de casa, e possibilita um alcance maior, atingindo todas as regiões da cidade.
Em caso de dúvida sobre a castração, entrar em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente pelo e-mail dibem@braganca.sp.gov.br ou pelo telefone (11) 4033-1870.