Bragança Paulista participa de formação sobre os pilares de Políticas Públicas

O objetivo foi construir soluções para os problemas da região bragantina

0
Publicidade

Na manhã desta segunda-feira (31/05), o SEBRAE e a Fundação Getúlio Vargas (FGV) realizaram o Laboratório de Formação de Agenda, um debate sobre os pilares de Políticas Públicas: Governança, Desburocratização, Inclusão Produtiva e Compras Públicas, na cidade de Nazaré Paulista.

Na ocasião, estiveram representando Bragança Paulista a Presidente do Fundo Social de Solidariedade Francine Pereira e o Assessor da Secretaria Municipal de Ação e Desenvolvimento Social (SEMADS) Laércio Tadeu Barcellos Leite.

O encontro teve como propósito construir soluções, a partir das experiências e conhecimentos sobre a região daqueles que vivenciam diariamente os problemas, analisando as questões sociais, econômicas e institucionais.

Entre as potencialidades da região destacam-se: menor nível de vulnerabilidade social; maior participação de micro e pequenas empresas nos vínculos formais; menor dependência do setor de Comércio e Serviços; e saldo positivo de empregos mesmo durante a pandemia.

Após tal exposição, os presentes foram divididos em quatro grupos, dentro dos pilares de Políticas Públicas, para discutirem sobre os principais desafios da região. Bragança Paulista ficou no grupo de “inclusão produtiva”, onde foram debatidos os temas: nível de escolaridade, dificuldade de acesso ao transporte, vitimização e baixa autoestima da população, a importância de se trabalhar o empreendedorismo nas comunidades valorizando o que o município oferece, mapeamento das famílias e capacitação dos servidores municipais ligados à assistência social.

Na oportunidade, a Presidente do Fundo Social Francine Pereira destacou a implementação do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego e Qualificação Profissional, que oferece também a oportunidade de alfabetização. O Programa foi bastante elogiado pelos presentes, abrindo oportunidade para que as outras cidades se inspirem e possam implementá-lo.

Após essa discussão, todos os resultados foram apresentados em plenária e os relatórios entregues aos responsáveis pelo Sebrae/FGV para análise. Num segundo encontro, que deve ocorrer em um mês, dentro desses desafios apresentados, a equipe técnica apresentará uma proposta do sistema S (Sebrae, Senac e Senai). A 3ª e 4ª fases serão compostas por apresentação dos planejamentos finais e implementação desse projeto na região, respectivamente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here