Durante o fim de semana, a Prefeitura de Bragança Paulista, por meio das forças de segurança do município, em conjunto com a VISA (Vigilância Sanitária), realizou uma ação de combate à proliferação do COVID-19, com o intuito de coibir aglomerações e festas clandestinas. Segundo o balanço da Guarda Civil Municipal (GCM), foram realizadas 188 inspeções e 6 interdições no total.
A operação se iniciou na manhã do último sábado (20/03), na qual os fiscais da Vigilância Sanitária, acompanhados da Guarda Civil Municipal, realizaram ações de fiscalização no Rodoterminal Urbano (Rodoviária Velha). Na oportunidade foram vistoriados bares e lanchonetes, ressaltando que todos os comércios da área interna da rodoviária estão fechados. Além disso, os guardas municipais orientaram a população com relação ao uso de máscaras, distanciamento e as proteções contra o Coronavírus.
Na parte da tarde, com o apoio de um drone, as equipes de fiscalização seguiram em demandas e denúncias sobre festas e aglomerações na zona rural, bem como áreas com chácaras e sítios de locação. Na ocasião, três chácaras foram localizadas após denúncias nos bairros Biriçá do Valado, Menin e Campo Novo. De forma organizada os GCMs e os agentes da VISA constataram a veracidade das denúncias e, de forma imediata, tomaram as providências cabíveis, dispersando os jovens e os orientando a retornarem às cidades de origem.
Ainda no sábado, após denúncias de que havia um bar em funcionamento com as portas fechadas, fiscais da Vigilância Sanitária e agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) se dirigiram à Rua São Pedro, na região central. Ao chegarem ao local identificaram que realmente o estabelecimento estava funcionando e em seu interior haviam dez pessoas consumindo bebidas alcóolicas. Diante dos fatos, o proprietário foi autuado e todas as medidas cabíveis foram adotadas, inclusive a interdição do local.
No domingo (21/03), a operação seguiu durante todo o dia, vistoriando supermercados, restaurantes e conveniências, além de bairros rurais, áreas com chácaras e sítios de locação. No período da manhã, as forças de segurança e agentes da fiscalização sanitária vistoriaram a quantidade de pessoas e os setores de bebidas alcoólicas em seis estabelecimentos. Sem haver irregularidades, os locais foram apenas orientados.
Já na parte da tarde, as equipes percorreram o bairro Portal São Marcelo. Na oportunidade, com o uso do drone foram identificados três locais com possível aglomeração. Os agentes estiveram nos locais e constataram que em um uma das casas as pessoas moravam juntas, em outro era oficina de carro e no último o proprietário tinha vários carros. Todos foram orientados sobre as medidas de enfrentamento ao coronavírus. A fiscalização se estendeu até o período noturno.
O Decreto nº3.518/2021 dispõe de medidas restritivas, inclusive com a proibição de quaisquer tipos de eventos que causem aglomeração e comercialização de bebidas alcóolicas. O descumprimento das medidas acarretará na responsabilização dos infratores, nos termos previstos nos artigos 268 e 330 do Código Penal.
O cidadão que presenciar e quiser denunciar uma festa clandestina ou focos de aglomerações pode acionar a Guarda Civil Municipal (GCM) pelo telefone 153 ou (11) 4603-1880, assim como pela Polícia Militar, através do telefone 190.