A guarda municipal de Bragança Paulista flagrou uma aglomeração em uma casa de veraneio neste sábado (20). De acordo com a prefeitura, o flagrante foi feito com o uso de um drone que sobrevoava a região e percebeu o grupo. A gestão está usando o equipamento como reforço para a fiscalização de descumprimento das regras de isolamento social e fase emergencial.
Segundo a prefeitura, o flagrante aconteceu no bairro Menin no início da tarde. A guarda sobrevoava a área com drone, quando identificou o evento. No local, foi encontrado um grupo de São Paulo com dez pessoas que passava o feriado na cidade. Após a abordagem, o grupo foi dispersado.
Com os hospitais em capacidade máxima há um mês e com o índice de mortes por Covid-19 em alta, a prefeitura passou a usar drones neste sábado (20) para fiscalizar áreas de casas de veraneio, chácaras, sítios e espaços de evento. O objetivo da medida é evitar festas clandestinas, principalmente com a antecipação dos feriados na capital.
Além da medida, a prefeitura ainda incluiu fiscalização com bafômetro na saída dos bairros onde há maior número de casas de veraneio e intensificou as rondas na zona rural.
Os proprietários e responsáveis pelos estabelecimentos, chácaras, sítios, campings, clubes, áreas de lazer de condomínios e outros locais em que ocorram eventos, deverão ser encaminhados à autoridade policial para responsabilização, sem prejuízo de outras medidas judiciais e administrativas cabíveis.
A ação continuará por todo bairro, bem como em outras localidades durante todo o final de semana. Os munícipes que presenciarem irregularidades, poderão acionar a Guarda Civil Municipal (GCM) pelo telefone 153 ou (11) 4603-1880, assim como a Polícia Militar, através do telefone 190.