Bragança Paulista vai avançar para a fase amarela do Plano São Paulo de flexibilização da quarentena de combate ao coronavírus. O avanço do DRS (Departamento Regional de Saúde) de Campinas para a fase menos restritiva foi confirmada durante coletiva pelo governador do Estado, João Doria (PSDB), no começo da tarde desta sexta-feira (5).
Inicialmente a alteração ocorreria na segunda (8), mas o governo antecipou para este sábado, quando deve ser publicado o decreto.
A região estava na fase laranja, com restrições mais severas da fase vermelha em determinados dias e horários, desde 25 de janeiro. Junto com Bragança Paulista, outras cinco regionais de saúde avançaram para a fase amarela.
A melhora nos índices do enfrentamento da pandemia, como o número de internações em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) por 100 mil habitantes, foi o que motivou o afrouxamento das restrições. O governo do estado informou que está em negociação para obter mais leitos para o interior, e citou “alívio na trajetória dos indicadores” nas últimas três semanas.
O que pode funcionar na fase amarela atual
De acordo com a secretária de Desenvolvimento Econômico do estado, Patrícia Ellen, todos os serviços da fase laranja funcionam, mas podem ficar abertos até as 22h.
- A capacidade permanece em 40% para academias, salões de beleza, restaurantes, cinemas, teatros, shoppings, concessionárias, escritórios e parques estaduais.
- Estabelecimentos podem optar pelo funcionamento partilhado ao longo do dia, no intervalo de 6h às 22h, por até 12 horas – com exceção dos restaurantes, que podem funcionar por 10 horas diárias.
- Bares reabrem e fecham as portas às 20h.
- Restaurantes e demais estabelecimentos podem funcionar até as 22h.
- A venda de bebidas alcoólicas fica permitida até as 20h.
- Consumo e atendimento no local só valem para clientes sentados.
- Eventos que geram aglomeração, como festas, baladas e shows continuam proibidos.
- Escolas aumentam a capacidade de alunos, de acordo com a fase amarela.