O mundo ainda assiste perplexo as consequências desastrosas provocadas pela pandemia do Coronavírus (Covid-19). Uma doença que que derrubou fronteiras e trouxe à tona a fragilidade do ser humano. Com o intuito de eternizar a memória de cada bragantino vítima da pandemia, a Prefeitura criou um memorial em homenagem às vítimas da Covid-19.
O monumento foi instalado próximo ao Centro de Saúde Dr. Lourenço Quilici, no Lavapés, e ao Hospital de Campanha instalado pela Administração Municipal nas dependências do Complexo Hospitalar Santa Casa, acomodando 30 leitos de enfermaria para atender exclusivamente os pacientes suspeitos e confirmados com Covid-19.
A escultura representa uma mão feminina e uma mão masculina, ambas carregando um coração, como símbolo da união dos seres humanos e base para o amor, trazendo a mensagem de esperança em tempos sensíveis, inspirando o amor e aquecendo o coração das pessoas que perderam entes queridos na pandemia. A ideia de homenagear as vítimas da Covid-19 surgiu da necessidade de mostrar às famílias que os entes queridos jamais são esquecidos.
O monumento, esculpido em fibra de vidro poliéster e acabamento em acrílico, foi pintado com tinta especial e verniz automotivo e possui 4 metros de altura, 2.65 metros de largura e 1.85 metros de circunferência em base circular de concreto esculpido profissionalmente pelo artista plástico Manoel Lima. A Prefeitura investiu R$ 16.500,00 para a criação do memorial em homenagem póstuma às vítimas da Covid-19.