Vacinação contra a Covid-19 é intensificada em profissionais do postos de saúde de Bragança Paulista

0
Publicidade

Nesta quarta-feira (27/01), a Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria de Saúde, intensificou a vacinação de profissionais que atuam na Atenção Básica do município. Das 1.810 doses da vacina da AstraZeneca/Oxford, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), recebidas na terça-feira (26), foram disponibilizadas 1.100 doses aos colaboradores que atuam nos postos de saúde.

A Secretaria de Saúde montou equipes de vacinação que percorreram todas as unidades de saúde para a aplicação da vacinação nos funcionários das unidades, desde auxiliares de limpeza a médicos que trabalham nos postos. “Pretendemos vacinar todos os funcionários da Rede Municipal até esta quinta-feira. Montamos equipes que estão indo aos postos vacinar nossos colaboradores”, afirmou a Secretária de Saúde Marina de Oliveira.

Na Unidade de Saúde da Dr. Martinho Borges da Fonseca Araújo (Planejada II), os 36 funcionários foram imunizados nesta quarta-feira. “O mundo inteiro está aguardando a tão esperada vacina e nós estamos tomando agora. Estou tranquila, realizada e feliz”, afirmou a técnica de enfermagem da unidade Adriana Martins.

Além das 1.100 doses direcionadas às unidades da Atenção Básica, outras 340 doses foram disponibilizadas ao Hospital Universitário São Francisco (HUSF), 340 doses à Santa Casa de Misericórdia e 30 doses ao Hospital Bragantino. Assim, estes estabelecimentos continuam a imunização de seus profissionais.

Mais doses de vacinas devem chegar nas próximas semanas para atender os demais trabalhadores da saúde que atuam em clínicas, por exemplo.

Após esta fase, será iniciada a vacinação dos idosos e conforme preconiza o Programa Nacional de Imunização (PNI) serão vacinados os idosos acima de 60 anos, a começar por aqueles que tem acima de 80 anos, depois de 75 a 79 anos, em seguida os que têm entre 70 a 74 anos, na sequência os de 65 a 69 anos e por fim os de 60 a 64 anos. Na sequência, a vacinação será para as pessoas que possuem comorbidades. O calendário de vacinação será divulgado pelo Ministério da Saúde.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here