A Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou na manhã desta quinta-feira (21/01) a vacinação contra a Covid-19. Nessa primeira fase serão imunizados os profissionais da saúde que atuam na linha de frente e também os idosos que residem em Instituições de Longa Permanência (ILP).
As vacinas chegaram ao município na madrugada dessa quinta-feira. O município recebeu 2.360 doses da vacina do Instituto Butantan, a Coronavac.
Os três primeiros cidadãos bragantinos imunizados foram os profissionais que atuam na linha de frente de combate à pandemia e ajudam a salvar vidas. Um enfermeiro, uma médica e uma técnica de enfermagem foram escolhidos para representar esse momento histórico no município. A solenidade foi realizada no Centro de Saúde Dr. Lourenço Quilici, no Lavapés, e foi acompanhada pelo Vice-Prefeito Amauri Sodré, pela Secretária Municipal de Saúde Marina de Oliveira, por demais secretários, vereadores, funcionários da Saúde e imprensa. O Prefeito Jesus Chedid participou da cerimônia por telefone.
A presidente da Câmara, Gislene Bueno, afirmou ser um momento de muita emoção para todos os bragantinos. O diretor técnico das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), o médico Dr. Antonio Ricardo, elogiou o trabalho realizado pela Administração Municipal no combate à pandemia.
A Secretaria Municipal de Saúde Marina de Oliveira destacou o ato como um momento extremamente emocionante. “Ao longo de 11 meses estamos tratando a pandemia. A persistência está vencendo a ignorância. Para nós cada vida vale e cada vida perdida é muito triste. A chegada da vacina é a esperança e a união de todos os departamentos da Prefeitura está vencendo a pandemia aqui em Bragança, pois todos estamos trabalhando ao mesmo tempo e em conjunto para salvar vidas”, afirmou Marina.
Em sua fala, a Secretaria ainda destacou o trabalho do Deputado Estadual Edmir Chedid que durante todo esse período trabalhou na liberação de verbas para a implantação dois leitos das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) Covid. Ainda de acordo com a Secretaria, o município está em vias de liberar mais 6 leitos no Hospital Universitário São Francisco (HUSF). “A partir de hoje mais três leitos UTI entraram em funcionamento. O Prefeito Jesus Chedid e o Vice-Prefeito Amauri Sodré nos ajudaram muito nessa luta. Estamos há 11 meses neste trabalho com muita dedicação”, encerrou Marina, emocionada em seu discurso.
O Vice-Prefeito Amauri Sodré destacou a importância da chegada das vacinas. “Hoje é um dia de alegria imensa. A vacina chegou na nossa cidade e vamos continuar salvando vidas”, afirmou.
Por telefone, o Prefeito Jesus Chedid também deixou uma mensagem de esperança. “A Coronavac chegou durante a madrugada. É um momento histórico para todos nós. Quero parabenizar o Governador João Doria que foi decisivo nesse processo. A Coronavac foi aprovada pela Anvisa e esperamos que outras vacinas cheguem ao Brasil. Agora vamos enfrentar a pandemia com mais ânimo, com mais esperança”, afirmou o Prefeito.
PRIMEIROS PROFISSIONAIS VACINADOS
O primeiro profissional imunizado foi o enfermeiro Tiago de Jesus Cunha Teleken, 40 anos. Casado e pai de uma menina de 10 meses, Tiago é pós-graduado em urgência e emergência e no ensino em saúde. Professor da Universidade São Francisco (USF), ingressou na Prefeitura de Bragança Paulista em 2015 e atualmente presta serviço na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Bom Jesus, na Hípica Jaguari.
A médica Claudia Maria Ferreira da Silva, 53 anos, mãe de duas filhas, foi a segunda profissional a ser imunizada. Na Prefeitura de Bragança Paulista desde 2004 ela atualmente trabalha na UPA Bom Jesus, unidade que atua exclusivamente no atendimento aos pacientes com sintomas da Covid-19. Mestre em Ciência na Área de Farmacologia, pela UNICAMP, Dra. Claudia também é professora da USF.
A terceira profissional imunizada no município foi a técnica de enfermagem Marly Aparecida de Oliveira Sales, 49 anos. Mãe de um filho, Marly está na Prefeitura desde 2012 e atualmente trabalha no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Mestre em Ciência na Área de Farmacologia, pela UNICAMP, Marly também é docente da USF.
Neste primeiro momento, serão imunizados os profissionais de saúde da linha de frente de combate ao Coronavírus, que trabalham diretamente com os pacientes suspeitos e confirmados para Covid-19. Além desse grupo, os idosos que estão em Instituições de Longa Permanência (ILP) também serão imunizados.
Os demais profissionais de saúde serão vacinados assim que chegarem os novos lotes da vacina, que segundo o Departamento Regional de Saúde VII de Campinas (DRS-VII), as doses chegarão semanalmente.
Bragança Paulista conta com aproximadamente 6.500 profissionais de saúde e 370 idosos que estão em asilos.
Os profissionais de saúde que atuam em Unidades Básicas de Saúde do Poder Público Municipal ou hospitais serão imunizados nos próprios locais de trabalho. Já os demais devem procurar a UBS mais próxima do seu local de trabalho ou residência, dentre as 29 que terão sala de vacina, nos horários e datas a serem divulgadas pela Secretaria de Saúde. Os idosos que vivem em asilos serão imunizados nas próprias instituições.
CADASTRO VACINA
O Governo do Estado de São Paulo lançou o site “Vacina Já” para pré-cadastramento na campanha de vacinação contra a Covid-19.
O www.vacinaja.sp.gov.br foi desenvolvido para agilizar a campanha de vacinação contra a COVID-19 no Estado. Nele, todas as pessoas aptas a receber a vacina do Butantan podem fazer um pré-cadastro.
O pré-cadastro não é um agendamento. É apenas para que a pessoa antecipe o seu cadastro e ela será vacinada quando o seu grupo for contemplado, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde.
Quem não fizer o pré-cadastro não precisa se preocupar, pois a vacinação também será feita sem ele. Apenas será necessário fazer o cadastro completo na unidade de vacinação.
Para mais informações ligar para a Central de Atendimento ao Público (CAP) 0800 580 0678.