O Zooparque de Itatiba informou nesta segunda-feira (28) o nascimento de um filhote de girafa da subespécie Rothschild, uma das mais raras e ameaçadas no mundo. O nascimento chamou a atenção da equipe do zoológico por ser o primeiro de girafa Rothschild no local.
Segundo a bióloga responsável pelo Zoo, Camila Piovani, o filhote é uma fêmea e nasceu no dia 16 de agosto com aproximadamente 1,80 metro de altura e 70 quilos.
Ainda de acordo com a bióloga, a reprodução do casal Hortência e Oscar aconteceu de forma natural.
A gestação durou cerca de 15 meses e apenas um filhote nasce por vez. Além disso, os filhotes ficam com as mães de 15 a 18 meses, mas mamam até os 13 meses.
Antes de nascer, uma área de maternidade especial foi criada no recinto para abrigar a futura mãe e o filhote, contando com substrato especial e área de cambiamento. Camila explica que o Zooparque é o único local que abriga essa subespécie de girafa.
“O fato de ser um filhote de girafa Rothschild só tornou o nascimento uma novidade ainda mais especial”, ressaltou Camila.
Conforme a bióloga, pai, mãe e filhote estão sob vigilância constante da equipe do Zoo. A nova família está no recinto e já pode ser vista pelos visitantes. Contudo, a área de acesso pode ser restringida a qualquer momento para cuidados especiais dos animais.
Mais alta do planeta
A Comissão de Sobrevivência de Espécies da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais considera a existência de nove subespécies diferentes de girafas no mundo, e a Rothschild é a mais ameaçada entre elas.
Segundo avaliação da Comissão, a girafa Rosthschild está classificada como quase ameaçada de extinção, devido ao rápido declínio nas últimas três décadas. De acordo com a organização, existem aproximadamente 2.100 desta girafa na natureza.
Elas também são os animais mais altos do planeta, sendo que os machos podem atingir cerca de 6 metros e as fêmeas, 4,5 metros, segundo informou o Zooparque Itatiba.