ANVISA e CVE-SP aprovam Projeto do SAMU Regional de Bragança para transporte de bolsas de sangue

O serviço também contará com armazenamento e transfusão de sangue.

0

A Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria de Saúde, através do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, participou na manhã desta quarta-feira (09/09), de reunião com representantes da ANVISA e do Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado da Saúde (CVE-SP), em que os Órgãos aprovaram e estabeleceram o alvará sanitário do Projeto do SAMU para transporte de bolsas de sangue, bem como armazenamento e transfusão de sangue. Dessa forma, o SAMU Regional de Bragança Paulista passa a participar do Ciclo do Sangue do Brasil.

O serviço acontece em parceria com o Hospital Universitário São Francisco – HUSF e terá duas unidades com concentrados de hemácias do tipo O negativo (O-), que serão utilizados em caso de choque hemorrágico. A estratégia demonstrou reduzir o número de mortes causadas por sangramento como politraumatismo, hemorragia digestiva, sangramento puerperal, entre outros.

O Projeto é pioneiro no Brasil e na América Latina. Com isso, o SAMU Regional de Bragança Paulista alinha-se aos melhores serviços Pré-Hospitalares do mundo. A operacionalização deve ocorrer nos próximos dias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here