Estação do Guaripocaba é totalmente restaurada

Obra preserva a história local e atua como um polo difusor de cultura e turismo.

0

Construída em 1913, a Estação do Guaripocaba, parte da estrada de ferro bragantina e uma das principais rotas de riqueza e desenvolvimento no período cafeeiro, foi totalmente restaurada graças ao empenho da Prefeitura de Bragança Paulista em preservar a história local e fomentar ações culturais e turísticas locais.

As obras no local foram retomadas após tratativas entre a atual Administração e a Secretaria de Turismo do Estado para reaver o convênio com o DADE e aprovar as mudanças no projeto, solicitadas em 2016.

“Estamos entregando a reforma total da Estação Guaripocaba no valor de R$1,2 milhão, com recursos oriundos da Secretaria de Turismo do Estado, através do DADETUR. Em 2017, retomamos as obras de restauro no local devido ao seu peso histórico e em homenagem aos ferroviários que tanto lutaram por Bragança. Com grande satisfação entregamos mais um equipamento histórico de extrema importância para a cultura e turismo local”, disse o Prefeito Jesus Chedid.

A edificação recebeu diversas melhorias como recuperação da fachada e telhado, tratamento do madeiramento, instalação de playground e rede elétrica e hidráulica, restauração dos pisos, adequação do espaço para Portadores de Necessidades Especiais (PNE’s) e de pessoas com mobilidade reduzida, implantação de banheiro externo, pavimentação do acesso ao local com piso intertravado, entre outros.

Tais reparos foram executados conservando a composição original da estação, uma vez que parte de sua fundação construída com materiais vindos da Europa, como a plataforma de embarque, bilheteria e o banheiro de ferro fundido.

“Com muita alegria e emoção entregamos mais um equipamento cultural e turístico totalmente revitalizado. Agradeço os empresários que, em breve, contribuirão para o bem estar dos visitantes com a construção do restaurante”, falou o Vice-prefeito Amauri Sodré.

A revitalização da estação foi executada pela empresa MAF Construtora com recurso oriundo da Secretaria de Turismo do Estado, através do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (DADETUR).

A Secretária Municipal de Cultura e Turismo em exercício Ana Lucia Pereira ressaltou o impacto positivo que a obra proporcionará ao município. “Quando a pandemia passar, os munícipes, turistas e profissionais do setor encontrarão uma cidade renovada, com polos de trabalho, desenvolvimento e diversas opções culturais e turísticas.”

Com a conclusão da reforma, o espaço atuará como estabelecimento comercial para fins alimentícios. A iniciativa é uma forma de valorizar a história do local e estimular o turismo no município.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here