Fundação Casa de Bragança Paulista vai fechar as portas em agosto

Decisão foi tomada devido a baixa ocupação no local. Fechamento afeta diretamente os adolescentes e funcionários, que serão transferidos para outras unidades

0
Publicidade

A unidade da Fundação Casa de Bragança Paulista será fechada pelo Governo do Estado de São Paulo a partir de primeiro de agosto . O motivo do fechamento é a baixa ocupação no local, fazendo com que adolescentes e funcionários sejam transferidos para outras unidades.

A unidade de Bragança Paulista tem capacidade para receber 56 adolescentes, porém, atualmente recebe apenas 12 jovens cumprindo medida sócio educativa. Onde estudam, recebem atendimento médico, odontológico e participam de programas de capacitação e preparação para o mercado de trabalho.

Em nota enviada a imprensa local, o documento esclarece a suspensão de trabalhos no município, com a justificativa de poucos internos na unidade. “Neste momento, também se mostrou necessária a otimização de recursos materiais, humanos e financeiros devido a grave crise orçamentária provocada pela pandemia da Covid-19. Os adolescentes que cumprem medida socioeducativa no Casa Bragança Paulista serão transferidos para centros de atendimento da mesma Divisão Regional, que propiciam facilidade às visitas por seus familiares, assim que passar a pandemia”. A suspensão ocorre a partir do dia 31 de julho.

O fechamento visa a diminuição de custos. Além de servidores públicos, que serão transferidos, o local também é gerido por uma Organização Social, que emprega 35 funcionários.

Em relação a questões financeiras, a Fundação Casa explicou que trabalhava em sistema de gestão compartilhada com a Comenor. Na nota eles destacam: “não se revelou razoável a renovação do contrato, com a manutenção de elevada despesa com 42 servidores efetivos, mais 27 contratados pela entidade para atender somente 18 adolescentes”.

As transferências devem ser para as unidades de Atibaia, Franco da Rocha e Sorocaba, que são as mais próximas de Bragança Paulista. Mas o Sindicato dos Trabalhadores da Fundação Casa é contra a decisão e vai recorrer à justiça. A Organização Social Comenor, é outra instituição que tenta reverter a situação do local.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here