A região de Bragança Paulista avançou para a fase laranja do Plano São Paulo de flexibilização do comércio. A informação foi divulgada pelo Governo Estadual, na tarde desta sexta-feira (24). A fase laranja permite a reabertura do comércio não essencial que em Bragança Paulista está fechado.
Atibaia, Jundiaí, Nazaré Paulista, Itatiba, Pedra Bela, Pinhalzinho, Piracaia, , Itupeva, Serra Negra, Tuiuti e Várzea Paulista (SP) pertencem ao Departamento Regional de Saúde (DRS) de Campinas (SP) e poderão adotar as medidas da fase laranja.
Segundo o governo, a decisão é tomada com base em cinco indicadores epidemiológicos de toda a região, composta por 42 cidades, como a capacidade hospitalar e a evolução da disseminação do vírus.
Na fase laranja, por exemplo, não são liberadas as atividades de restaurantes e bares, por exemplo. Comércio em regal funcionam com regras de higiene, limite de pessoas no estabelecimento e horários de funcionamento, por exemplo.
Confira abaixo o que é permitido em casa fase
Em Bragança Paulista, segundo a prefeitura, um novo decreto será divulgado na tarde desta sexta-feira e terá validade a partir da data de publicação. Ou seja, as novas medidas para o comércio começarão a valer a partir deste sábado (25) na cidade.
A cidade iniciou o Plano São Paulo na fase laranja, com o comércio não essencial funcionando em horário reduzido. No entanto, a região regrediu para a fase vermelha no início do mês de julho.
Casos na cidade
Bragança Paulista conta no momento com 456 infectados pela doença, 886 recuperados e 24 óbitos. Atualmente, a cidade possui 273 casos de Covid-19 em análise e 686 casos descartados.
A taxa de ocupação é de 87,9% para os leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 83% para enfermarias que também são para atendimentos da região. No entanto, prefeitura não divulgou o número total de leitos de UTI disponibilizados.