Ciclovia na Avenida Juscelino Kubitschek é invadida por carros

0
Publicidade

As ciclovias são espaços construídos e reservados para os ciclistas trafegarem com segurança nas regiões urbanas das cidades, mas em Bragança Paulista a história não é bem assim. Os ciclistas precisam dividir o corredor com motociclistas e veículos, que mesmo com avisos estão trafegando nas ciclovias.

Desde o dia 22 de junho, a Avenida Juscelino Kubitscheck de Oliveira passou a ter sentido único de direção, sendo permitido o acesso à via para quem estiver indo em direção centro/bairro. Porém, de acordo com o ciclista Renato Viana, a ciclovia não é respeitada por motoristas no trecho da avenida no bairro do Matadouro.

“Eu uso a bicicleta todos os dias para ir trabalhar, mas os carros andam pela ciclovia pois tem preguiça de ir até a Avenida dos Imigrantes ou Avinda Lindoia para chegar ao Centro. Fica ruim quando a gente pede para eles saírem porque tem uns que querem até arrumar confusão, como se a gente estivesse errado.”

De acordo com o artigo 193 do Código de Trânsito Brasileiro – CTB, transitar com o veículo em ciclovias ou ciclofaixas corresponde a uma infração gravíssima, com uma multa no valor de R$ 880,41 e sete pontos na carteira.

A Prefeitura diz que a fiscalização é realizada pelos agentes municipais de trânsito.

Apesar das críticas às falhas na implantação da ciclovia, vem crescendo na cidade a consciência de que é preciso investir em vias para ciclistas, o que ajuda a desafogar o trânsito e a reduzir a poluição. Na atual administração, a malha cicloviária tem aumentado de forma tímida. Até o início de julho deste ano mais de 4 quilômetros de novas ciclovias foram implementados.

Velocidade reduzida

Pensando na segurança e integridade daqueles que utilizam a via, a velocidade máxima do trânsito no trecho foi reduzida, variando entre 40 km/h e 50 km/h, bem como foram instalados aparelhos de fiscalização eletrônica, para coibir infrações de trânsito. Também foi realizada a implantação de semáforo com conjunto ótico exclusivo para ciclistas, no cruzamento da rua Aquiles Bianchi com a avenida Juscelino Kubitscheck.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here