A Administração Municipal segue empenhada em promover melhorias à infraestrutura à cidade e a qualidade de vida da população. Para tanto, na última segunda-feira, 1º de junho, foram realizadas duas licitações para substituição de iluminação pública, por luminárias tipo LED. A iniciativa se deve a situação defasada que muitas luminárias instaladas na cidade apresentam, sendo necessária a troca, para diminuir a manutenção e trazer mais economia.
As luminárias do tipo LED, possuem muitos benefícios e dentre eles estão o aproveitamento maior de energia, uma vez que 95% da energia é aproveitada e apenas 5% desperdiçadas na forma de calor. A iluminação LED também possui maior tempo de vida útil, além de não conter elementos tóxicos em sua composição, assim como reduz um terço da emissão de carbono, em relação a iluminação tradicional, tudo isso beneficiando principalmente o meio ambiente.
A primeira licitação, que ocorreu pela manhã, contempla a substituição de 387 unidades, distribuídas em 20 ruas do município. Os recursos a serem aplicados para a execução desses serviços são oriundos da Secretaria Estadual de Turismo, fruto de um saldo de um Convênio do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (DADETUR).
O segundo processo licitatório abrange a troca de 2.251 unidades de iluminação, dispostas em 87 ruas da cidade.
As substituições fazem parte do projeto de eficiência energética da Administração para o município e propiciará mais economia, pelo menos a metade do valor gasto com as lâmpadas comuns. Além das licitações, através de uma parceria com a Energisa, recentemente receberam luminárias em LED as Avenidas Barão de Juqueri, dos Imigrantes, Lindóia, Antonio Pires Pimentel, Dr. Manoel José Vilaça, Deputado Virgílio de Carvalho Pinto, Doutor Arnaldo dos Santos, Doutor Adriano Marrey Júnior, Alberto Diniz e São Francisco de Assis. Juntas totalizam 572 pontos de iluminação substituídos.
Participaram dos certames as empresas Elétrica Biasi Instalações Ltda-EPP e a JB Light Brasil Eireli. Os resultados dos julgamentos das propostas das empresas habilitadas estão disponíveis no Diário Oficial do Estado, assim como na Imprensa Oficial Edições nº 835 e 836, assim como no site da transparência da Prefeitura.