Drive Thru Solidário arrecadará óleo de cozinha nos pontos de coleta da Ação Solidária

Em 2019, o Programa Coleta Seletiva de Óleo de Cozinha permitiu a preservação de cerca de 20.525.000 de litros de água.

0
Publicidade

A Campanha Ação Solidária tem atendido diversas entidades e famílias em situação de vulnerabilidade do município, realizando doações de alimentos, produtos de higiene, limpeza, gás de cozinha, ração para cães e gatos, como também agasalhos, cobertores e calçados para o enfrentamento do inverno que se aproxima.

Além dos itens listados, o óleo de cozinha também começará a ser arrecadado nos pontos de coleta e encaminhado para o Programa Coleta Seletiva Solidária de Óleo de Cozinha, desenvolvido pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Descartado incorretamente, o óleo de cozinha pode causar diversos impactos ambientais. Além da contaminação da água, impedindo a troca de oxigênio e matando várias plantas, peixes e microrganismos, também impermeabiliza o solo, contribuindo para as enchentes. Se jogado na pia, danifica as instalações hidráulicas e entope as tubulações de esgotos.

As arrecadações via drive-thru acontecem de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, na Praça 9 de Julho, no Ginásio de Esportes Lourenço Quilici (localizado na Av. Dr. José Adriano Marrey Júnior, nº 754), Jardim Águas Claras (em frente ao Supermercado União) e na Avenida Dr. Virgílio de Carvalho Pinto (altura do n° 591, Parque dos Estados). Os voluntários entregam os itens sem precisar sair do carro, respeitando os limites do isolamento recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

O Programa Coleta Seletiva de Óleo de Cozinha é um Programa Socioambiental implementado por meio de uma parceria entre Prefeitura e o coletor credenciado. Os coletores parceiros instalam pontos de coleta em prédios públicos distribuídos na cidade, sendo responsáveis pela coleta e destinação correta do material. Em contrapartida, a cada 7 litros de óleo coletado nos pontos, o coletor doa ao Município 1 barra de sabão de 200g ou, ainda, a cada 9 litros de óleo uma unidade de detergente de 500ml.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here